Georgina Martins amplia possibilidades afetivas com bate-papo em Porto Alegre e romance em ebook

Texto e edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal

.

Empatia, reflexão, transformação e afeto. Estes são alguns dos movimentos assumidos pela literatura da escritora e pesquisadora carioca Georgina Martins. Reconhecida tanto por sua produção para a infância e juventude quanto por sua atuação acadêmica, a autora mantém os dois pés firmes nas duras limitações do “mundo real” para, a partir dele, provocar os debates capazes de transformar as pessoas e a sociedade. E sua participação na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre pretende promover esses deslocamentos.

Na quarta-feira, 13 de novembro, às 17h, a autora participa com a colunista de Literatura RS Ana Paula Cecato do Ciclo A Hora do Educador, com o bate-papo Questões de gênero: como abordar em casa e na escola?. A atividade, que tem entrada gratuita, acontece na Biblioteca Moacyr Scliar e é direcionada para pais, professores, educadores e demais interessados.

.

.

Sua agenda no evento, no entanto, começa um pouco antes. Às 14h, a autora encontra estudantes do Ensino Fundamental no Ateliê da Imagem e autografa Em Busca do Mar (Editora Quase Oito, 2019) na Praça de Autógrafos, às 15h30min. Com ilustrações de seu filho, Camilo Martins, a autora conta uma história delicada sobre espera e amor.

Autora concorre ao Prêmio Kindle com romance

Atenta a todas as aproximações afetivas possíveis, a autora está participando do Prêmio Kindle de Literatura com um romance voltado ao público adulto, intitulado Há muitas formas de se fazer macarrão. Na tentativa de curar feridas e dar um fim ao luto, a protagonista Suzana rememora as dores e as pequenas alegrias de um casamento de quase vinte anos. Sentimentos controversos estruturam esse romance que se configura em quase carta ao marido morto. A história orbita temas que, para os leitores desavisados, parecem fugir do universo narrativo pelo qual a autora é reconhecida, mas que, no fundo, se aproximam ao comprovar a urgência dos laços afetivos em um mundo de alienação e abandono.

A obra está disponível neste link.

Sobre a autora
Georgina Martins é Especialista em Teoria e Crítica de Literatura infantil e juvenil, Doutora em Literatura brasileira e escritora. Possui vários livros publicados em literatura infantil e juvenil e agora estreia seu primeiro romance para adultos. Trabalha com formação de professores e atua em cursos de Pós- graduação/UFRJ/UCAM (Universidade Cândido Mendes/RJ)

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s