Clube Negrita abre concurso para ilustradores negros

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Literatura Desenhada é uma ação realizada pelo Clube Negrita, clube literário que incentiva a leitura de obras de escritoras e escritores negros. Com o objetivo de contemplar cinco artistas visuais negros, cada um de uma das cinco regiões do país, receberá inscrições até o dia 11 de julho de 2020.

A ação visa movimentar, através da literatura, o trabalho de artistas durante este período de isolamento social e faz parte das atividades que acontecerão durante o ano de 2020 do Clube com o apoio do PROAC, programa que incentiva a produção artística e cultural no Estado de São Paulo. “Criar um chamamento como o Literatura Desenhada, que convida ilustradores negros e negras para trabalhos artísticos relacionando com a literatura, faz com que eles possam se aproximar da literatura, que é também uma linguagem artística.” diz, Bruna Tamires, idealizadora do Clube Negrita. “Nós podemos ajudar na visibilidade dos mesmos e propor a produção de ilustrações para incentivarmos ainda mais a leitura da literatura negra”, completa.

Para participar, é necessário produzir uma ilustração com base nos 10 temas oferecidos pelo Clube Negrita, que tem relação com temáticas sobre negritude e universo da literatura. Além disso, as produções devem conter alguma referência ao Clube Negrita e seguir as orientações técnicas descritas no formulário de inscrição. Cinco ilustrações serão selecionadas para receber prêmio de R$ 200 e publicação na página do Clube Negrita, acompanhada de biografia e foto da pessoa artista.

Outras informações e formulário de inscrições estão disponíveis neste link.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário