Oficina de escrita criativa na Semana do Caminhar

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Entre 2 e 8 de agosto, ocorre a Semana do Caminhar, evento com atividades em diversas cidades do Brasil e que, em 2020, vai transcorrer em plataformas virtuais. Uma das atrações gratuitas é a oficina de escrita criativa “A cidade que me habita: derivas virtuais compartilhadas”.

Através de um experimento individual e coletivo, a proposta da oficina consiste em mapear a relação entre a cidade e a memória, o percurso e a caminhada. A partir da cartografia afetiva, o método observa a memória que possuímos da cidade como dispositivo para entender outro processo de deslocamento, dessa vez, virtual (Google Maps). Por consequência da pandemia, as ruas se tornaram espaços distantes e a memória se encarrega de recuperar a história recente. Observar o deslocamento que passa por outro espaço e outro tempo contribui para uma reflexão sobre a relação do corpo e a cidade e como tais elementos se tornam complementares para pensar sua função social e afetiva.

São 20 vagas. Inscrições até o dia 30 de julho através deste link.

Sobre as ministrantes

Juliana Maffeis é educadora popular e escritora. Licenciada, mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). Pesquisa sobre as relações sociais entre imagem e poesia, e é autora de Solitária companhia de teatro (Patuá, 2017).

Suzana Pohia é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS em 2011 e especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela UERGS. Dramaturga da peça “Lucia e o navio-espaçonave”, indicada ao Prêmio Tibicuera – Melhor Dramaturgia Original (2018). Atualmente, cursa Museologia, na UFRGS. Além de atuar no projeto Passarinho – Vivências Urbanas.

Sobre a Semana do Caminhar

Entre os dias 2 e 8 de agosto acontece a Semana do Caminhar para celebrar e chamar atenção sobre o modo de deslocamento mais utilizado nas cidades: O CAMINHAR. Inspirada pelo Dia Mundial do Pedestre, celebrado dia 8 de agosto por ser o dia em que os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road em Londres em 1969. A Semana do Caminhar, organizada pelo SampaPé! (www.facebook.com/sampape.sp), está acontecendo em diversas cidades do Brasil.

O tema deste ano é “Re-Caminhar Coletivo” pois, no atual cenário, o caminhar produz relações reconhecimento de todas as pessoas também presentes e caminhando nas ruas.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s