Um périplo entre as sombras com Paulo Alonso

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Na medicina, “estroma” é um termo que designa uma camada que sustenta e nutre um órgão ou uma patologia, como o câncer. Nas palavras de Rüdiger Dahlke, “O câncer é o amor que caiu nas sombras”, pois ele se espalha assim como o amor, mas perpetua a morte, em vez da vida.

Com a intenção de revelar as luzes a partir das sombras, Estroma, novo livro do poeta, ilustrador e apoiador de LRS Paulo Alonso, propõe uma jornada pelo submundo enquanto mantém a perspectiva do renascimento. “Nesta poética, questiono o que nós, indivíduos e sociedade, sustentamos e nutrimos. O que valorizamos como atitudes, palavras, sonhos? O que consumimos e o que nos consome?”, indaga-se o autor.

Reprodução

“Após o sentimento de ‘ninho vazio’ provocado pelo término de meu primeiro livro (Plêiades, 2017), surgiu o tema para uma nova obra: um olhar sobre as sombras. E além de relatos de conhecidos, músicas, filmes, literatura, densos fatos sociais e políticos que se seguiram, enquanto eu escrevia os novos poemas que comporiam a obra. O mundo caía no escuro, enquanto eu mergulhava meu olhar no negrume destas teias humanas”, revela Alonso.

Reprodução

Estroma é constituído por 78 poemas ilustrados pelo próprio autor. O livro está atualmente em campanha de financiamento coletivo pelo Apoia.se, que oferece categorias de contribuição a partir e R$ 39 e recompensas como o próprio livro, pôsteres e artes originais presentes na obra. A edição terá aproximadamente 350 páginas.

“Entropia,
Um ato de sobrevivência,
De criar ordem,
Em meio ao caos,
Da destruição.

Cada ato,
De criação,
Carrega a morte,
No colo.
E cada morte,
Uma ressurreição.”

Sobre o autor
Paulo Alonso, 34 anos, é poeta, artista visual, arteterapeuta em formação e pesquisador assíduo de campos simbólicos como a mitologia, psicologia, astrologia, oráculos, e outros. Designer de profissão, formado em análise e desenvolvimento de sistemas (2007), seguiu carreira com estudo das artes visuais (UNESPAR – Curitiba – Inacabado, e UERGS – Montenegro – Inacabado) e da psicologia e terapias (Arteterapia – Psiquê – 2018). Estroma é seu segundo livro. O primeiro, Plêiades (2017) feito também por financiamento coletivo, possibilitou a produção de 300 exemplares, hoje restam apenas 14 destes.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s