Sistema de Bibliotecas da FURG lança listagem de bases de dados de publicações científicas

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Uma das principais narrativas da ciência na atualidade é tornar universal o acesso a dados de pesquisa, sobretudo aquela financiada com recursos públicos. Esta motivação comum está na base do movimento pelo acesso aberto à informação científica, iniciado no final dos anos 1990. Com essa filosofia em mente, o Sistema de Bibliotecas (SIB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) lançou uma listagem de bases de dados de acesso e outras que são de acesso restrito a técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e discentes da FURG.

São mais de 30 bases divididas em áreas do conhecimento e que contêm plataformas de e-books, artigos, teses, dissertações e outro materiais que poderão auxiliar os usuários no acesso à informação neste período. A listagem é única, sendo dividida em bases com acesso temporário e as que são divididas pelas grandes áreas do conhecimento. O acesso deve ser feito no endereço biblioteca.furg.br/pt/multidisciplinar.

O diretor do SIB, Clériston Ramos, explica que as bases de acesso aberto podem ser acessadas por todos, inclusive a comunidade externa. “As listas que possuem alguma restrição na própria base têm descrição própria. Por exemplo: o portal de periódicos Capes (multidisciplinar) é restrito e pode ser acessado por quem possui matrícula ou Siape pela FURG”, afirma.

A professora Angélica Miranda, do curso de Biblioteconomia, falou sobre bibliotecas digitais e outros assuntos relacionados recentemente durante uma live promovida pela FURG sobre o tema. “Estamos vivendo um momento ímpar na história, e é importante compartilhar conhecimento para responder questões emergentes e globais”, disse ela. “Estamos trabalhando para que os estudos financiados com recursos públicos estejam disponíveis para a sociedade”, completou a professora.

No site, é possível verificar os números atuais do material reunido. Confira abaixo:

Bases de Acesso Temporário – 19 acessos
Multidisciplinares – 366 acessos
Ciências da Saúde – 54 acessos
Ciências Agrárias – 23 acessos
Ciências Sociais Aplicadas – 35 acessos
Ciências Humanas – 33 acessos
Linguística, Letras e Artes – 29 acessos

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s