Do que falam hoje os adultos adotados na infância?

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Apesar de a adoção ser um tema recorrente em revistas, jornais, programas de TV e outras mídias, geralmente são os pais ou as autoridades que assumem a fala quando o assunto é abordado. Em iniciativa inédita no país, o jornalista Alexandre Lucchese lança um livro em que o protagonismo da fala é exercido pelos filhos adotivos.

Vida de Adotivo: A adoção do ponto de vista dos filhos chega para os leitores em edição da Physallis. Os relatos foram editados a partir de entrevistas com filhos adotivos adultos realizadas ao longo de quatro anos. São depoimentos que revisitam histórias do passado e as vinculam com o presente de cada entrevistado. Como ter sido adotado influencia seu modo de ver o mundo? De que modo o sentimento em relação aos pais biológicos afeta os relacionamentos que vive hoje? Está satisfeito com a decisão de buscar ou não contato com familiares de origem? Essas foram algumas das questões que pautaram as conversas.

Lucchese também comenta tópicos importantes do debate sobre adoção a partir de sua experiência pessoal. Em capítulos dispostos entre os relatos, o autor assume a voz para narrar a sua história. Adotado com horas de vida, cresceu sem demonstrar qualquer interesse pelo seu passado. Na idade adulta, foi em busca de suas origens, superando o receio de magoar os pais adotivos e de não ser aceito pelos parentes biológicos.

O resultado são doze relatos aprofundados, que vão ajudar outros adotivos a compreenderem melhor suas próprias questões, bem como podem auxiliar pais e outros familiares a se aproximarem de dúvidas e angústias que até mesmo quem foi adotado tem dificuldade em reconhecer. Trata-se de uma coleção de histórias que vão além da adoção, demonstrando como o afeto é capaz de superar limitações e preconceitos.

Sobre o autor
Alexandre Lucchese é jornalista e filho por adoção, autor da biografia Infinita Highway: uma carona com os Engenheiros do Hawaii (Belas Letras, 2016). Desde 2018, vem lançando relatos de adotivos por meio de uma série de livros artesanais e do perfil @vidadeadotivo no Instagram.

Vida de Adotivo: A adoção do ponto de vista dos filhos
Alexandre Lucchese
176 p.
14 x 21 cm
978-6557-7800-15
R$ 48
Editora Physalis

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário