Vozes femininas da poesia portuguesa na Casamundi

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reproduçaõ

A poesia portuguesa é vasta em nomes e estilos. Em sua história figuram diferentes vozes femininas que se tornaram reconhecidas pelas suas construções e temas. Amor, resistência, medo, corpo e erotismo, solidão e o fazer poético compõem muitas das vertentes dessa poesia escrita por mulheres. Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen, Maria Teresa Horta, Natália Correia, Ana Luísa Amaral, Luiza Neto Jorge, Fiama Hasse País Brandão, Cláudia R. Sampaio e Filipa Leal, entre outras, serão apresentadas por Gabriela Silva em suas temáticas e sonoridades. É uma visita ao universo da poesia feminina portuguesa em sua diversidade e beleza.

No dia 21 de setembro, segunda-feira, das 19h às 20h30min, Gabriela Silva ministra a aula Vozes femininas da poesia portuguesa em encontro on-line pela Casamundi Cultura. O valor da inscrição é de R$ 60 e deve ser feita antecipadamente pelo site. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail cultura@casamundi.com.br ou pelo whatsapp (51) 99151-6885.

Sobre o professora
Gabriela Silva é graduada em Letras, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa pela FAPA; Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS; Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela FAPA; Mestre em Teoria da Literatura, com a dissertação A representação do mal na literatura: A Laranja mecânica, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil na PUCRS; Doutora em Teoria da Literatura com a tese Fabulae Moriendi: a ficcionalização da morte em quatro romances da literatura portuguesa contemporânea, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil, co-orientação do Prof. Dr. Carlos Reis da Universidade de Coimbra, Portugal e orientação de pesquisa de doutorado com da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu, da Universidade de Lisboa. Integra o grupo de pesquisa sobre Escrita Criativa sob a coordenação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Foi bolsista Capes de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal, no Departamento de Estudos Comparatistas sob a supervisão da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu com o projeto A novíssima Literatura Portuguesa: Novas identidades de Escrita. Áreas de conhecimento: Literatura, Teoria da Literatura, Criação literária, Fundamentos da escrita criativa e as relações entre filosofia e literatura. É uma das criadoras da Feira Além da Feira, colaboradora do Jornal Rascunho e ministra cursos de literatura e criação literária.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s