Clube do Livro de Canela e Pizza Literária promovem lives com convidados

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No segundo semestre de 2019, em Canela, a função era botar na rua um evento, o Canela Lendo +, que tentava preencher o espaço deixado pela Feira do Livro Josué Guimarães, que não ocorria desde 2017. Escritores, produtores, editoras e parceiros literários se juntaram para dar vida ao evento, que aconteceu entre 4 e 8 de dezembro do ano passado.

“A literatura agrega, não dissipa. Literatura faz o leitor crescer, por conhecer a si mesmo e ao mundo. A literatura só pode viver com as trocas, por isto os encontros literários”, afirma o professor Nicotti, um dos organizadores do Canela Lendo +. Um novo calendário literário se criava na Região das Hortênsias: Clube do Livro de Canela, Canela Lendo +, Pizza Literária em São Francisco de Paula, Feiras municipais do Livro.

Em março de 2020, com disseminação do vírus da Covid-19, os eventos com público presencial foram cancelados no mundo todo. Em São Francisco de Paula, a pandemia atingiu a Pizza Literária (evento onde escritores convidados apresentam suas obras e seu processo de criação para o público) e em Canela, entre outros eventos, os encontros presenciais do Clube do Livro, com análise e debate de livros.

Quando o Governo do Estado lançou o Edital nº 01/2020 – UNIVERSIDADE FEEVALE/SEDAC RS FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS DIGITAIS FAC DIGITAL RS, Fernando Gomes, um dos coordenadores do Clube do Livro de Canela, procurou Patrícia Viale, organizadora da Pizza Literária, e propôs um projeto unindo os dois eventos em formato on-line: duas lives de uma hora cada, onde Patrícia e Fernando teriam três convidados, por edição. Na primeira Live o tema: O papel da literatura em tempos de medo e esperança. Na segunda: Preconceito e diversidade na literatura. O projeto foi aprovado no edital no mês de agosto e, de lá para cá, Patrícia e Fernando estão produzindo as lives.

“Estamos vivendo um tempo de questionamento profundo sobre quem somos, como indivíduos e como comunidade. A literatura, talvez não tenha todas as respostas, mas desde sempre, a literatura apresenta rumos e novas trajetórias para quem sabe enxergar uma vivência feita de trocas e diálogos”, afirma Patrícia.

Para discutir O papel da literatura em tempos de medo e esperança, Luiz Ruffato, Ana dos Santos, J. A. Nicotti e Eduardo Krause participam no dia 22 de outubro, quinta-feira, das 19h às 20h15. No dia 27 de outubro, terça feira, no mesmo horário, ocorre a segunda live, Preconceito e diversidade na literatura, com Natalia Borges Polesso, Marcelo Martins Silva, Renata Wolff e Rodrigo Rosp, nas páginas do Facebook Clube do Livro de Canela e Boutiques de Pizzas e Livros Viale, e no Youtube, também pelo perfil do Clube do Livro de Canela. O público poderá participar através de comentários por texto/chat.

“Qualquer projeto literário sempre é importante. Fomentar a reflexão e o debate são necessidades fundamentais dentro de nossa sociedade, ainda mais hoje em dia. Mais e mais pessoas precisam se engajar em ações de educação e formação”, reforça Fernando Gomes.

Agenda

22 de outubro, 19h às 20h15: O papel da literatura em tempos de medo e esperança – com Luiz Ruffato, Ana dos Santos, J. A. Nicotti e Eduardo Krause

27 de outubro, 19h às 20h15: Preconceito e diversidade na literatura – com Natalia Borges Polesso, Marcelo Martins Silva, Renata Wolff e Rodrigo Rosp

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s