Afonso Cruz, Cida Pedrosa e Ondjaki no Quintal da Língua Portuguesa

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

O Instituto de Leitura Quindim, sediado em Caxias do Sul, realiza, em parceria com o Bichinho do Conto, de Portugal, e a Kacimbo Produção Cultural, de Angola, o projeto Quintal da Língua Portuguesa, que oportunizará encontros online sobre literaturas em Língua Portuguesa, para pensar e discutir as interfaces culturais e artísticas do universo das obras dos países falantes deste idioma. As conversas acontecerão via Zoom, no segundo sábado de cada mês, ao longo de 2021. Os três primeiros convidados a participar dos bate-papos serão o escritor angolano Ondjaki (13/02), o autor português Afonso Cruz (13/03) e a poeta brasileira Cida Pedrosa (10/04), sempre às 14h (horário de Brasília), 17h (Lisboa) e 18h (Luanda).

Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores os autores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retoma o projeto reunindo escritores, editores, especialistas, estudiosos e leitores para conversar sobre a relação de cada convidado com a Língua Portuguesa, explorando o fazer literário e a arte, sempre promovendo a troca de ideias, experiências e sotaques. A curadoria dos encontros contará com o time original incluindo Mafalda Milhões. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves.

Sentar ao redor de uma mesa, embaixo de uma árvore, trocar ideias com gerações diferentes faz parte deste território chamado quintal. Este clima descontraído é o objetivo dos encontros do Quintal da Língua Portuguesa, que ultrapassa as fronteiras físicas em tempos de distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, conforme explica Volnei. “Somos uma grande família unidos pela Língua Portuguesa, mas com sotaques, costumes e peculiaridades que nos aproximam e nos diferenciam. O Quintal é um espaço afetivo, acolhedor, de vivências e colheitas”, afirma.

Inscrições para o Quintal da Língua Portuguesa podem ser realizadas no site Instituto de Leitura Quindim (link externo). O investimento para participar de cada encontro será de R$ 50,00 para o público em geral e de R$ 25,00 para conveniados das entidades parceiras (Senalba, Sinpro e Sindserv Caxias do Sul). Ex-alunos dos cursos do Quindim podem solicitar desconto pelo e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com .

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s