Ativista alemã Carola Rackete aborda crise climática e humanitária

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Em junho de 2019, quando comandava o navio de salvamento humanitário Sea-Watch 3, Carola Rackete decidiu ignorar a proibição do governo italiano e levar 40 pessoas resgatadas do mar Mediterrâneo ao porto seguro de Lampedusa. A ousadia de colocar a vida de seres humanos em primeiro lugar, desafiando a política migratória do país, levou a ativista a ser detida assim que desembarcou. Após o nome de Carola Rackete ocupar as manchetes internacionais com uma história carregada de simbolismo e complexidade política, seu livro É Hora de Agir chegou também ao Brasil, publicado pela Arquipélago Editorial, com apresentação da jornalista Eliane Brum. A obra está disponível nas livrarias e no site da Arquipélago.

Impedida de atracar no porto de Lampedusa e enfrentando condições críticas com os passageiros, que sofriam de traumas físicos e emocionais pelo longo e precário processo de migração informal, Carola Rackete tentou por duas semanas viabilizar soluções junto a autoridades europeias. O tempo corria, as condições pioravam, e a capitã só viu uma alternativa: burlar o bloqueio italiano para garantir que os refugiados desembarcassem em um porto seguro. Carola tornou-se um exemplo e uma inspiração para aqueles que, como ela, cansaram de esperar.

Com prefácio da ambientalista do Chade Hindou Oumarou Ibrahim, o livro vai muito além de um simples relato da história que instigou o mundo, fazendo associações entre a questão dos refugiados, a catástrofe ambiental e uma crise de justiça internacional. A narrativa alterna passagens em primeira pessoa sobre as expedições da ativista no Ártico e na Antártida e as missões humanitárias no Mar Mediterrâneo, com trechos informativos ricos em dados e projeções sobre a degradação climática e a maneira como as autoridades e a sociedade civil estão assimilando e lidando com a situação.

Consciente de abordar uma temática dura e angustiante, Carola Rackete conduz o leitor pelas páginas propondo um encontro realista com o cenário que se apresenta, mas reforçando as estratégias de ação para mudá-lo. Para a autora, é necessário olhar para o fato de que talvez sejamos a última geração com condições de reverter a crise climática global, e transformar o mal-estar dessa constatação em potência de ação política. Os lucros obtidos com a venda da obra em todo o mundo serão doados para a Associação borderline-europe, que luta pelos direitos dos refugiados.

Sobre a autora
Carola Rackete nasceu em 1988, em Preetz, na Alemanha. Estudou Ciências Náuticas e Gestão Ambiental. Viajou com os navios de pesquisa Meteor e Polarstern, assim como com o Arctic Sunrise do Greenpeace e com o British Antarctic Survey. Desde 2016, trabalha em seu tempo livre em navios e aeronaves de salvamento marítimo civil na região central do mar Mediterrâneo. Faz parte do movimento Extinction Rebellion, que luta contra o colapso dos ecossistemas e do clima da Terra.

Sobre a editora
Desde 2006, a Arquipélago Editorial publica o que há de melhor no jornalismo brasileiro. E também na literatura. Por isso, está entre as mais premiadas editoras independentes do país. Seus títulos foram vencedores ou finalistas dos prêmios Jabuti, Portugal Telecom, Açorianos e Esso. Tamanho reconhecimento demonstra a vitalidade de uma linha editorial ancorada em obras de repórteres, intelectuais e cronistas de grande talento. Em conjunto, formam o maior patrimônio da editora: um catálogo ao mesmo tempo coeso e diversificado, sólido e criativo. E que representa a melhor combinação entre o jornalismo e a literatura.

É Hora de Agir – um apelo à última geração
Carola Rackete; Augusto Paim trad.
192 p.
Arquipélago Editorial
R$ 49,90
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s