Maiara Alvarez: Pequeno, grande e corajoso livro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

É bem estúpido que eu esteja dizendo isso. É fevereiro de 2021. É muito louco pensar que o erótico e que o corpo — que diz “eu sou uma festa”, como escreveu Galeano — ainda sejam temas tabus. Mas a coletânea de poemas Pequenos grandes lábios negros, de Ana Dos Santos, publicada na segunda coleção do Mulherio das Letras, é um livro corajoso. Além dos dois primeiros temas, a ele é acrescentada a camada, evidente no título, que Ana fala sobre e sob um corpo de mulher negra.

É um livro delicioso e saboroso, e de uma eroticidade que, eu confesso, esperava quando li Poerotisa, outra coletânea anterior da mesma autora. Quando vi o título, imaginava a gostosura de ouvir dos lábios da Ana o que via nos saraus: a sua força toda. O livro me surpreendeu com outra parte de qualidade literária da Ana, mas não a que eu esperava pelo título.

Aí, quando vi que Ana publicava uma nova leva do que saía de suas entranhas e do seu ventre de letras, me animei novamente para abrir cuidadosa e carinhosamente as novas e pequenas páginas como um leque de descobertas. E os poemas de Ana dão um sabor a mais na textura do poroso papel pólen bold cada vez que meus dedos prendem com suave força cada folha para revelar, ao virar da página, mais do que a literatura da autora oferece e pede da leitora aqui. É quando algo pulsa em mim.

Não fiz amor,
fiz carinho,
outra forma,
outro caminho,
de te encontrar.
Na palma da minha mão
tenho o mapa do teu corpo
e meu corpo inteiro
é uma vagina a pulsar…

Ana escreveu um livro que eu preciso e que acho que outras pessoas precisam também. Ela escreveu um livro sobre o corpo existente e humano da mulher, sobre uma sexualidade ativa e insubmissa, ao mesmo tempo, entregue aos variados desejos. Uma sexualidade que não se separa do todo da pessoa, de suas lutas, de suas vivências, que se conecta a tudo isso, fazendo emergir o que se é.

Mas,
o amor,
o amor entra pelas brechas
e ressuscita os corpos dos guerrilheiros.
Não parece,
mas o amor vem vencendo esta guerra.

Além dos poeróticos, Ana também escreve língua e poenegros, os capítulos que dividem a sua obra, demonstrando uma organização na apresentação da obra, ajustando expectativas e, ao mesmo tempo, ligando os espaços de existência desse corpo. Os poemas da coletânea são daqueles de ler e reler, de re-interpretar e de se re-transbordar. Recomendo, para pessoas jovens e adultas, sem quaisquer outras restrições, que de amarras já nos servem as do shibari.

Pétalas de dores
Eu já estou velha de mim
Buquê de flores
de espinhos e jasmim
Lágrimas de sangue
Viver é sofrer sem fim
Náusea sartriana
Fernando
Pessoas
em mim

Ana Dos Santos é professora de Literatura Brasileira e poetisa. Mestranda em Estudos Literários Aplicados do PPG Letras/UFRGS, ministra a oficina de escrita criativa Mulher Negra, Meu Corpo, Minha Voz. Tem dois livros publicados: Flor (2009) e Poerotisa (2019). Faz parte do catálogo Intelectuais Negras Visíveis (UFRJ) e é Acadêmica de Letras do Brasil/Rio Grande do Sul na cadeira 100 com a patrona Lélia Gonzales.

Pequenos grandes lábios negros
Ana Dos Santos
Poesia
80 p.
10 x 15 cm
R$ 30
Venas Abiertas

Maiara Alvarez é bacharel em Jornalismo e especialista em Leitura e Produção Textual. Conta histórias desde que aprendeu a repeti-las de forma oral. Foi criança que inventou palavras. Jovem, notou que poderia criar algo maior. Trabalhou no terceiro setor, participando de eventos literários e escrevendo projetos, um deles premiado nacionalmente. Escreve, edita e fotografa. Atua com revisão desde 2011, com jornais, relatórios, produções acadêmicas e ficção, e hoje ministra uma oficina na área.
Foto: Acervo pessoal

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Uma resposta para “Maiara Alvarez: Pequeno, grande e corajoso livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s