Um embarque poético com Elaine Pasquali Cavion

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

EDIT: 25 de fevereiro, às 10h03

Olhe para o céu. O que você vê? O menino viu um navio que navegava entre as nuvens, com escadas balançando no ar, como um convite. Assim começa a poética e surpreendente história de Tempo de Navio, lançamento da Editora Aletria, escrito por Elaine Pasquali Cavion e ilustrado por Odilon Moraes. A obra foi lançada em evento online, no dia 20 de fevereiro, às 16h, com a participação da contadora de histórias e cantora, Beatriz Myhrra, além de entrevistas com a autora, o ilustrador e a editora da Aletria, Rosana de Mont’Alverne. A live foi transmitida pelos canais do YouTube e Facebook da editora.


Nascida em Caxias do Sul (RS), onde mora até hoje, a escritora Elaine Pasquali Cavion conta que Tempo de Navio foi uma história que estava imaginada muito antes de transbordar para o papel. “Comecei por gostar de olhar o céu e, nesse processo, a imaginação me trouxe um navio que navegava no alto, com escada solta no ar e convidando esse menino para uma viagem. Enquanto escrevia, descobri que embarcar no navio era tomar consciência plena que a imaginação não tem limites e que as palavras dessa história deveriam ser um convite para a leitura. Pois é a linguagem, principalmente a linguagem escrita e inscrita em nós, que torna os nossos sonhos visíveis”, afirma.

De fato, essa linguagem está inscrita há algum tempo na vida da autora, que é formada em Letras e em Literatura. Ela tem uma longa carreira no universo da leitura, contando histórias, atuando em bibliotecas e ministrando cursos sobre mediação de leitura.

Reprodução

Tempo de Navio é o quinto livro da autora e primeiro ao lado do elogiado ilustrador Odilon Moraes. Ele já ilustrou mais de 50 livros e recebeu prêmios como o Jabuti, Adolfo Aizen (União Brasileira de Escritores) e Prêmio Ofélia Fontes (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Nas ilustrações de Tempo de Navio, Odilon usa poucas cores, o suficiente para encantar o leitor e enfatizar a noção de tempo e a distância entre céu e terra.

A editora-chefe da Aletria, Rosana de Mont’Alverne, destaca que cada parte do processo de produção do livro foi pensada com cuidado para que a obra pudesse produzir muitas leituras nas mãos dos leitores.

“Discutimos detidamente o projeto gráfico, a ilustração de capa e até a fonte usada no título e no miolo do livro. Queríamos que o leitor se envolvesse com a narrativa verbo-visual desde a capa. Tempo de Navio é uma explosão de poesia e um chamado ao tempo infinito da imaginação. Por isso tivemos o cuidado de oferecer ao leitor um livro-objeto que considerasse como essenciais à experiência de leitura a forma, o papel, os acabamentos, enfim, tudo que valorizasse e dialogasse com o belo texto da Elaine Pasquali Cavion e as fabulosas ilustrações de Odilon Moraes”, enfatizou a editora.

A autora concorda e acrescenta que não há limite de idade para ser tocado pela narrativa. “Tempo de Navio fala das palavras que recolhemos, guardamos e sobre tantas outras que é preciso deixar ir. Tempo de Navio é o tempo de um livro, de uma história, de ser criança, de crescer. É qualquer tempo que se faz totalmente presente em nós. O convite que faço aos leitores de todas as idades é que se entreguem a essa viagem de palavras sonhadas, a esse tempo único da leitura, que é o tempo de sonhar”, afirma.

Tempo de Navio
Elaine Pasquali Cavion, Odilon Moraes ils.
32 p.
Aletria Editora
R$ 57
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s