Crônicas de uma maternidade rara

Greici Ferrari estreia na literatura em livro sobre cotidiano com filha de necessidades específicas

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

As crônicas presentes em Simplesmente Rara falam de uma experiência particular que, pela abordagem cálida, generosa e sincera da autora, abre janelas de diálogos com qualquer mãe e pai. São reflexões, relatos e testemunhos carregados de honestidade e de respeito às diversas sensibilidades com as quais estes textos podem ter contato. Greici Ferrari se revela uma autora competente que está engajada na defesa de todas as humanidades ao jogar luzes sobre os desafios até então inéditos que uma família se dispõe a enfrentar e a superar com o afeto e a inteligência que a realidade imposta pela Síndrome 9P agora demanda.

Simplesmente Rara fala sobre a habilidade de sair da zona de conforto sem pensar duas vezes, um gesto que é espontâneo para as pessoas mais corajosas e amorosas, dois adjetivos frequentemente associados às mães. Por isso mesmo, é uma leitura transformadora que cria pontes entre mundos e pessoas.

“Greici, seguindo seu modo investigativo de ver o mundo, observa o dia a dia da Manu com o olhar de mãe atenta e curiosa, mas igualmente jamais abandona seu pensamento e intervenção como pedagoga reflexiva. Inicia aí, então, toda uma narrativa descrevendo o cotidiano da vida em família com a presença deste novo membro, essa menininha linda, cujo jeito de ser, aqui e ali, em pequenos detalhes, começa a gerar inquietudes no (não) sono dessa mamãe. Assim, frente ao mundo da ciência e da medicina especializada, eis aí uma mulher inquieta, mãe que pergunta e ouve, mãe que questiona, indaga e quer sempre saber mais, mãe que duvida de especialistas — e por que não?”, escreve Beatriz Daudt Fischer no prefácio.

“Ser mãe de uma criança com necessidades específicas acaba trazendo muitos aprendizados, mas também vários desafios. Mesmo que a Manu não tenha limitações severas — hoje consigo me colocar no lugar de famílias com situações mais complexas e as admiro muito —, as terapias demandam da família acompanhamento e reforço. Ser dona de casa e trabalhar soma-se se a essa rotina que, muitas vezes, se torna exaustiva e cara. (…) Já antes do diagnóstico da Manu, a partir de outros blogs decidi compartilhar nossa experiência com o intuito de auxiliar outras famílias. O blog foi sendo alimentado e eu percebendo que ele poderia se materializar de outra forma, através de um livro que abordasse o desenvolvimento atípico na primeira infância, sem o objetivo de trazer verdades, apenas experiências e, quem sabe, algumas reflexões”, explica a autora na introdução da obra.

Simplesmente Rara terá duas sessões de autógrafos na cidade de Bento Gonçalves. No sábado, 11 de setembro, a partir das 14h, a autora recebe amigos e familiares na Loja Maria Fulana (Travessa Manaus, 136), e na terça-feira, dia 14, a partir das 18h, no mesmo local, o evento é voltado para profissionais da saúde, imprensa e autoridades.

Sobre a autora
Greici Ferrari (Greicimara Vogt Ferrari) nasceu em 1983 em Ibirubá/RS, cresceu em Erechim/RS e desde 2010 reside em Bento Gonçalves/RS, onde atua como Pedagoga na Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Graduada em Pedagogia, Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, Mestre em Educação, mãe da Manuela e uma das idealizadoras da Associação 9p Brasil. Em seus diferentes papéis insiste em ser inteira: e é assim que estabeleceu sua relação com a escrita. Simplesmente Rara é seu primeiro livro. Almeja que os leitores se identifiquem com a obra e que a vida siga inspirando a lançar novas experiências com a arte da escrita.

Simplesmente Rara
Greici Ferrari
200 p.
R$ 49
BesouroBox Edições
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s