A vida secreta dos livros

Alberto Goldim e José Roberto Goldim, filho e pai, imaginam o que acontece numa biblioteca distante dos olhos dos leitores

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

O que acontece na biblioteca à noite?

O livro A biblioteca dos livros amigos surgiu a partir de histórias contadas oralmente por José Roberto Goldim ao filho Alberto, quando este era criança, antes de dormir. As histórias foram retomadas, reinventadas e escritas por ambos, com o acréscimo de novas histórias criadas especialmente para a publicação.

Na obra, os livros são curiosos e amigáveis, e quando não há leitores por perto eles adoram conversar entre si, compartilhar conhecimentos e se divertir muito. Na biblioteca imaginária são encontrados dicionários que, um pouco arrogantes, acreditam conter todas as palavras; as enciclopédias, que desfilam seu saber de A a Z; o livro das melecas, que é meio nojentinho mas faz a alegria das crianças; livros de histórias, ciências, matemática. Porém, o que faz a biblioteca ganhar vida de verdade são as crianças que descobrem os livros e abrem suas páginas.

Reprodução

A biblioteca dos livros amigos tem ilustrações de Sergio Ricciuto Conte e está disponível no site da Editora Dialogar (link externo).

Sobre os autores
Alberto Goldim é cineasta e atua nas áreas de roteiro e direção. É graduado em Produção Audiovisual e especialista em Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. Nasceu em Porto Alegre em 1997. É filho de José Roberto Goldim.

José Roberto Goldim é biólogo, Mestre em Educação e Doutor em Medicina. É professor de Bioética em cursos de graduação e pós-graduação e chefe do Serviço de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nasceu em Porto Alegre em 1953. É pai do Alberto Goldim.

Sobre o ilustrador
Sergio Ricciuto Conte é artista plástico e ilustrador. É formado em Pintura, Filosofia e Teologia. Ilustra livros infanto-juvenis que são publicados no Brasil e no exterior. Nasceu em Foggia, na Itália, em 1983 e é esposo da Nayá e pai do Francesco.

A biblioteca dos livros amigos
Alberto Goldim e José Roberto Goldim; Sergio Ricciuto Conte ils.
48 p.
R$ 48
Dialogar Editora
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s