Luiz Maurício Azevedo: Uma outra estação

“Não há um modo fácil de dizer isso, então eu vou simplesmente dizer: esse é meu último texto no Literatura RS

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Eu achava lindo aqueles cronistas que se despediam dos veículos, escrevendo textos finais emocionados. Eu achava que quem dizia adeus nesses espaços se despedia de um tempo, de uma história. Eu achava, porque era um adolescente cheio de sonhos, que as coisas da cultura tinham um jeito lindo de terminar. Sempre. Não há um modo fácil de dizer isso, então eu vou simplesmente dizer: esse é meu último texto no Literatura RS.

Talvez tenham sido as ameaças de morte. Talvez tenham sido as acusações caluniosas. Não sei ao certo. O fato é que esse é um país onde as pessoas acham que é crime hediondo emitir parecer crítico sobre um livro. E ainda que o Literatura RS seja uma clareira em meio a um lamaçal de ódio, ressentimento e analfabetismo funcional, Adam Kirsch tem razão: “uma clareira não é um lar”.

Escrever para esse portal foi uma das maiores experiências da minha vida como autor. Vitor e Giovani são mais que editores, são meus amigos há quase uma década e eu estou certo de que continuarão a ser por toda a minha vida. E para vocês, que me acompanharam ao longo desse tempo todo, meu forte e longo abraço. Se precisarem de mim, estou em casa, como bem marcou certa vez Paulo Bentancur: “estava em casa, com tudo o que a casa da gente, se temos uma grande família, representa”.

Luiz Maurício Azevedo nasceu em 1980, na cidade de Cascavel (PR). É editor e professor de literatura. É doutor em História Literária pela UNICAMP e pós-doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS. Recentemente tornou-se vegetariano e passou a acreditar que Lee Harvey Oswald agiu sozinho. Mora em Porto Alegre, com a jornalista e escritora Fernanda Bastos. Foto: Vitor Diel

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s