A atividade acontece dias 7 e 8 de outubro e irá abordar narrativas em quadrinhos, construção visual de uma história, publicação e divulgação online
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A jornalista, cartunista e escritora Bruna Maia ministra a Oficina de WebHQ no Instituto Ling, nos dias 7 e 8 de outubro. A atividade, com vagas limitadas, é uma oportunidade para quem deseja criar sua narrativa em quadrinhos mesmo sem ser um expert em desenho e, ainda, aprender a publicar sem custo no formato digital. As matrículas custam R$ 340 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural.
Os participantes vão aprender a criar a sua própria linguagem para narrativas ficcionais ou não-ficcionais, por meio da interação entre texto e imagem, além de publicá-las na forma de e-book e divulgá-las na internet. Não é preciso ter conhecimento prévio para cursar a atividade e os materiais estão inclusos no valor da matrícula.
A primeira aula inicia na noite de sexta, focada na construção das narrativas, entendendo a mensagem que se quer compartilhar e como formatá-la em quadrinhos. Já o segundo encontro ocorre no sábado, nos turnos da manhã e da tarde, com conteúdo voltado para a produção textual e de imagens, exercitando a construção visual de uma história. Dona de um estilo próprio, que mescla ironia, sarcasmo e crítica social, Bruna Maia também ensina sobre a busca de referências e os processos de diagramação, publicação e divulgação.
Sobre a autora
Bruna Maia é jornalista, cartunista e escritora, autora do perfil de quadrinhos @dabrunamaia no Instagram. Em 2012, foi selecionada pelo Instituto Ling para a bolsa de estudos Jornalista de Visão. Publicou o livro Parece que Piorou pela Companhia das Letras e, recentemente, lançou seu primeiro romance Com Todo o Meu Rancor, publicado pela Rocco. É autora das WebHQs Manual da Esposa Pós-Moderna, O Novinho do Sebo e Toninho, Memórias de um Homem Emocionado Demais (publicado pelo Sesc Pompeia). Fez as crônicas visuais de um livro de artigos de Zelda Fitzgerald da editora Ponto Edita.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
