A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre retorna com programação totalmente presencial entre 28 de outubro e 15 de novembro e com área total de 7 mil m² na Praça da Alfândega
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diego Lopes/CRL
Uma boa festa tem história. Este é o slogan da 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na última terça-feira, 27 de setembro, no Memorial do Rio Grande do Sul, para autoridades, jornalistas e convidados. Na ocasião, foram apresentadas as programações culturais para públicos adulto e infantil, além da identidade visual e da campanha que vai nortear o evento deste ano.
Com especial atenção aos 250 anos de Porto Alegre, o evento vai celebrar a cidade em atividades como recitais dedicados a destacar a história da capital gaúcha. Esta, que será a primeira edição totalmente presencial no pós-pandemia, vai marcar o resgate do convívio do público com os espaços da Praça da Alfândega.

Este ano, a feira terá 59 bancas de livros na área geral e 12 na área infantil e sete mil metros quadrados de área total — dos quais cinco mil de área coberta. Serão mais de 560 sessões de autógrafos divididas em dois espaços: as obras coletivas serão autografadas em espaço próprio localizado entre o Memorial e o Margs, onde poderão ser recebidos até 30 autores por sessão. Já as obras individuais serão autografadas na Praça de Autógrafos, situada no centro da Praça da Alfândega, com média de doze autores por sessão, das 15h às 20h em dias úteis e das 14h às 20h nos finais de semana.
A programação para público adulto, pela primeira vez sob coordenação de Sandra LaPorta, reunirá 70 atividades dedicadas a temas como filosofia, questões de gênero, diversidade e sustentabilidade. Entre os nomes participantes, estão Amara Moira, Eduardo Spohr, Noemi Jaffe, Clara Corleone, Julia Dantas, MV Bill, Monja Coen, Daniel Galera, Tônio Caetano, Natallia Protazio, Arthur de Faria, Vitor Ramil, Rodrigo Trespach, Daniel Mundururku, Olívio Jekupé, Pablito Aguiar, Clóvis de Barros Filho, Priscila Ferraz Pasko, Altair Martins e Nikelen Witter. O patrono Carlos Nejar participa com atividades nos dias 29 de outubro e 15 de novembro. Serão realizadas também seis oficinas com inscrições prévias pelo site http://www.feiradolivropoa.com.br. A solenidade de abertura ocorre no dia 28 de outubro, às 18h, no Teatro Carlos Urbim.

Já a programação para público infantil e juvenil, sob coordenação de Sônia Zanchetta, oferece 70 autores entre suas atividades. Serão 38 encontros com escritores no projeto Autor no Palco, 28 espetáculos teatrais, 30 sessões de autógrafos de escolas, além de um seminário sobre o programa de leitura Adote um Escritor, um espaço para contação de histórias que vai homenagear a escritora Gláucia de Souza e o Espaço Jovem Petrobras.
A programação completa está disponível no site do evento.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
