Roberto Lúcio Feliciate Alves narra em romance uma investigação forense de três antropólogos debruçados sobre a ditadura argentina
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação
Já está disponível no site da Lettere&Parole Editora o romance A tortura é um dente na engrenagem do tempo, de Roberto Lúcio Feliciate Alves. A obra narra o período de tortura e mortes na ditadura Argentina.
O autor escreve de um fôlego só. Começou em abril de 2022 e em setembro já tinha o romance concluído. Inspira-se ao topar com a notícia de um antropólogo forense norte-americano ter ido à Argentina, em 1984, para treinar três colegas de profissão do país sul-americano para que identificassem os desaparecidos (cerca de trinta mil) da ditadura militar. No romance, o personagem, Bernardo Raíz Gonzalez, é um médico espanhol que encontra dois antropólogos forenses argentinos, um homem e uma mulher — Facundo Berrilli Dominguez e Mercedez Maria Ferrareze. Então, mergulha na pesquisa em livros e artigos até trazer à tona “a realidade cruel vivida por homens, mulheres e crianças”.
A narrativa passeia pelos cafés, pelos museus, pelos shoppings e pela Galeria Pacífico. Os aromas e os sabores da Argentina também são resgatados para condimentar o ambiente. Lúcio quis expor que a tortura e a morte dos opositores é “apanágio dos governos autoritários em que o poder despótico permite que se faça tudo com caneta, cassetete ou arma”. Aconteceu na Argentina, em números elevados, mas repetiu-se no Chile, no Uruguai e no Brasil. A tortura é um dente na engrenagem do tempo tem preço de R$ 50.
Sobre o autor
Roberto Lúcio Feliciate Alves é médico-legista aposentado e escritor. Sempre teve atração pela Antropologia Forense, que resultou na escrita de A Tortura. É mestre oficineiro de literatura e escreveu uma trilogia de livros de contos: A Casa Abandonada, A Casa Restaurada, A Casa Habitada – todas pelas Editora AGE,. Também livros de poesia, em formato pocket: Converso com Versos, Verso e Reverso, De Versos Diversos e Bem distante daqui e outros poemas. Estes publicados pela Lettere&Parole. O Mistério do Quadro Dourado foi publicado em e-book.

A tortura é um dente na engrenagem do tempo
Lúcio Feliciate
148 p.
R$ 50
Lettere&Parole Editora
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
