Taiane Santi Martins autografa em Porto Alegre

Romance ‘Mikaia’ foi vencedor do Prêmio Sesc 2022 depois de concorrer com 787 originais de todo o Brasil

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Evento em Porto Alegre na noite de quarta-feira, 8 de março, marca o lançamento do livro Mikaia, da autora gaúcha Taiane Santi Martins, que venceu o Prêmio Sesc de Literatura 2022 na categoria Romance. A obra será lançada no Bar Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300- bairro São Geraldo), às 19h, com um bate-papo mediado pela jornalista e livreira Nanni Rios, coquetel e sessão de autógrafos. Haverá comercialização do livro no local, que tem entrada franca e estará aberto ao público.

O Prêmio Sesc de Literatura é um dos mais importantes e consagrados reconhecimentos a escritores estreantes no País. A edição de 2022 teve 1.632 trabalhos inscritos, vindos de várias partes do País: 844 em Conto e 788 em Romance. A categoria Conto foi conquistada pelo paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos Corpos benzidos em metal pesado. Os vencedores tiveram suas obras publicadas pela Editora Record e, agora, iniciarão um circuito literário pelo País.

Mikaia narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana e joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. Enquanto Mikaia — uma dançarina de ballet que sofre uma amnésia repentina — quer lembrar, sua irmã, Simi, quer esquecer e sua avó, Shaira, decide silenciar. O desenrolar da trama se dá no embate entre as tentativas da protagonista em recuperar um passado que lhe foi roubado, os retalhos de memória que lhe voltam confusos e a resistência de Simi em renunciar a uma infância inventada e cultivada por vinte anos às custas do esquecimento.

O livro transita por temas como a guerra e a identidade cultural, além de discutir o olhar do Brasil sobre a cultura moçambicana, já que Mikaia vive o dilema de se sentir brasileira ao mesmo tempo que precisa reaprender o que significa ser moçambicana. Nesse sentido, assim como a personagem central transita entre identidades e pertencimentos, deslocando-se entre os oceanos Índico e Atlântico, a construção de linguagem do romance também transita entre as variantes do português brasileiro e moçambicano — e sua língua materna, o emakhuwa, torna-se elemento central nesse movimento de resgate.

Sobre a autora
Taiane Santi Martins nasceu em Vacaria, RS, em 1988. É doutora em Escrita Criativa pela PUCRS, formada em História pela FAED/UDESC e em Letras pela UFSC. Tem poemas e contos em coletâneas e revistas. É editora da Travessa em Três Tempos, revista literária que fundou em 2010. Mikaia é seu primeiro romance e foi parcialmente escrito na Ilha de Moçambique, onde residiu.

Mikaia
Taiane Santi Martins
272 p.
R$ 54,90
Editora Record
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário