‘E mais não digo’ reúne ensaios, crônicas e comentários do autor a temas como racismo estrutural, sistema literário e política nacional
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
Já está disponível para pré-venda o novo livro do poeta, ensaísta e intelectual gaúcho Ronald Augusto. Publicado pela Casa Verde, E mais não digo é uma compilação de textos e comentários sobre temas diversos e que são abordados com a coragem e a ironia sofisticada pelas quais o autor é conhecido. A obra será lançada oficialmente na quarta-feira, 12 de abril, das 18h30 às 21h no Terezas Café (Rua Giordano Bruno, 318 – Rio Branco – Porto Alegre/RS).
E mais não digo pode ser adquirido por R$ 38 via pix até o dia 11 de abril pelo WhatsApp: 51 99121 7707. Confira abaixo alguns trechos da obra.
Conceição
O sistema literário (feiras, festivais e editoras), retranqueiro e branquelo, não tolera mais do que um escritor negro por vez para simular seu compromisso com a ampliação da diversidade. Ao entronizar um espécime apenas do conjunto (silenciando muitos outros), não desfaz seu caráter excludente e endogâmico: ao branco o que é do branco. Trata-se de uma representatividade a contragosto, mais para angariar crédito. (…)
Refém do negócio
Vem chegando a época da Feira do Livro de Porto Alegre e as gentes começam a perguntar: “tem algum livro novo para lançar?” Respondo que não. Exceto para o ponto de vista do mercado livreiro editorial, livros não são escritos apenas para feiras e festas literárias. Além do mais nem sou prosador.
Eu assino a Globonews
O terror do Demétrio Magnoli é a grande Flávia Oliveira. É sempre ela que enfrenta esse jornalista com cara de areia mijada, e não deixa passar as barbaridades ditas por ele. O restante da bancada, formada por outros jornalistas brancos, se cala em solidariedade ao igual. Representatividade negra como bibelô não serve para nada. Tem que fazer que nem a Flávia, apertar o branco no espaço onde ele se pensa protegido.
Sem saída
Esquerda sapatênis, o que é: cirismo sobranceiro; tabatismo traíra; e petismo palestrinha.
Sobre o autor
Ronald Augusto nasceu em Rio Grande (RS) a 4 de agosto de 1961. Poeta, letrista e ensaísta. Formado em Filosofia pela Ufrgs. É autor de, entre outros, Homem ao rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de valha (1992), Confissões aplicadas (2004), No assoalho duro (2007), Cair de costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens assim (2012), Empresto do visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016) Entre uma praia e outra (2018), A contragosto do solo (2020) e Crítica parcial (2022). Dá expediente no blog http://www.poesia-pau.blogspot.com e é colunista do portal de notícias Sul21.

E mais não digo
Ronald Augusto
102 p.
R$ 44
Editora Casa Verde
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
