Escritora lança em Porto Alegre seu novo romance no dia 24 de abril; autora participa de bate-papo com Cíntia Moscovich
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
A escritora Martha Batalha lança na segunda-feira, 24 de abril, às 19h, na Livraria Taverna (Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre/RS), o seu novo romance. A atividade é gratuita e aberta ao público. Após o bate-papo com Cíntia Moscovich, haverá uma sessão de autógrafos com a autora.
Em Chuva de papel, acompanhamos a trajetória de um repórter policial decadente que precisa encontrar forças para lidar com o dia a dia depois de uma situação inesperada. Nesse percurso, ele descobrirá uma história memorável que o fará escrever novamente. Este é o terceiro livro da autora de A vida invisível de Eurídice Gusmão.
Sobre a obra
Joel Nascimento é repórter, arquivo vivo das transformações do Rio de Janeiro. Ele passou meio século nas redações noticiando o lado B da Cidade Maravilhosa, e agora enfrenta dificuldades financeiras, problemas familiares e alcoolismo. Após uma peculiar tentativa de suicídio, sua vida toma um rumo inesperado quando ele é obrigado a morar de favor com a tia de um amigo. Glória é uma senhora energética, que exige mais interações e boas maneiras do que ele está disposto a dar. A esse arranjo junta-se a falante vizinha Aracy e seus dois chiuauas grisalhos.
Da convivência inesperada e pontuada por atritos corriqueiros emerge um companheirismo que preencherá o vagar das horas. À medida que Joel se ambienta à nova rotina, ele se verá diante de uma última história formidável, e sabe que deve contá-la. Passado e presente se alternam neste romance entremeado da crueza da vida marginal e de dissabores afetivos.
Sobre a autora
Marta Batalha nasceu em Recife e foi criada no Rio de Janeiro. Trabalhou como repórter nos principais jornais cariocas e fundou a editora Desiderata. Mudou-se para Nova York e trabalhou no mercado editorial americano. Seu primeiro romance, A vida invisível de Eurídice Gusmão, foi adaptado para o cinema, representou o Brasil no Oscar e foi premiado em Cannes. Martha é colunista do jornal O Globo, e foi finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo e semifinalista do Oceanos e do Dublin Literary Award. Seus livros foram publicados em mais de dezoito países. Vive entre o Rio e Santa Mônica, na Califórnia.

Chuva de papel
Marta Batalha
224 p.
Companhia das Letras
R$ 64,90
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
