Um grande dia para as escritoras

Autoras do Rio Grande do Sul mostram a cara e participam de publicação que celebra a potência das mulheres na literatura brasileira

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Era maio de 2022. A escritora Giovana Madalosso estava procurando uma referência para fazer um retrato de família quando descobriu a foto Um Grande Dia no Harlem. Em 1958, a convite da revista Esquire, o fotógrafo Art Kane resolveu registrar a efervescência da cena do jazz estadunidense convidando todos os músicos que estivessem em Nova York para uma foto. Cinquenta e sete músicos apareceram, dando origem a uma imagem que se tornou emblemática, um registro histórico da era de ouro do jazz.

Ao bater os olhos na foto, Giovana não viu jazzistas, nem familiares. Só vislumbrou escritoras. Nos últimos anos, a presença de autoras nas feiras, nas livrarias e nos prêmios era crescente e digno de registro, pensou. Ela, então, propôs aos editores da revista Quatro Cinco Um que organizassem uma data e um local para também fazer uma foto histórica. A ideia foi encampada e a foto foi marcada para acontecer durante a feira de livros organizada pela revista, em São Paulo, no dia 12 de junho de 2022. A escritora Natalia Timerman entrou para a organização e, logo que a foto foi anunciada na imprensa, a ideia se alastrou nas redes sociais e novos registros começaram a ser marcados.

Foi assim que autoras gaúchas entraram no movimento e realizaram seus próprios retratos em cidades como Porto Alegre e Rio Grande. Organizada pelas autoras Beatriz Borges e Irka Barrios, a fotografia realizada na Capital reuniu 130 escritoras na manhã fria de 11 de junho na escadaria da Rua 24 de Maio, Centro Histórico da cidade. O clique foi feito pela fotógrafa Márcia Prado.

Márcia Prado, Oblíquo Imagens

A reunião de escritoras para as fotografias em todo o país acabou se desdobrando em diversas atividades literárias, formação de grupos, festivais e antologias, criando um sentido de coletivo que já existia em grupos como o Mulherio das Letras e o Leia Mulheres.

Dentro das ações que se originaram a partir da realização do retrato, a mais recente surge no dia 24 de junho, com o lançamento do livro Um grande dia para as escritoras: as autoras do Brasil mostram a cara. A publicação reúne, além de depoimentos, as fotos realizadas desde junho de 2022 até fevereiro de 2023 e que agregam ao esforço de valorização e reconhecimento da autoria de mulheres brasileiras. Ao todo, até agora, esse movimento reuniu 2.302 escritoras, presentes nas fotos deste livro, com seus nomes registrados por cidade.

Em Porto Alegre, o lançamento ocorre a partir das 16h no Galpão 1961 (Av. Otto Niemeyer, 1961 – Bairro Camaquã). O evento conta ainda com bate-papo mediado por Beatriz Borges sobre o tema Somos o universal, que será debatido pelas autoras Lilian Rocha e Lélia Almeida. Após a conversa, haverá sarau e feira de livros. O evento tem apoio da AGES (Associação Gaúcha de Escritores), Casa da Criatividade Total, La Loba Magazine, Mulherio das Letras – RS, Santa Endiabrada Podcast e Sarau das Minas.

Um grande dia para as escritoras: as autoras do Brasil mostram a cara
Deborah Goldemberg, Esmeralda Ribeiro, Giovana Madalosso, Paula Carvalho, Sony Ferseck (Org.)
176 p.
R$ 95
Bazar do Tempo
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário