São sete categorias, além de prêmio para Escritor do Ano e de pessoa física ou jurídica que tenha desenvolvido projetos que contribuíram para a promoção cultural no RS
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Rossyr Berny (Divulgação/ARL)
Estão abertas até 31 de agosto de 2023 as inscrições para a sétima edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). Com a inclusão, nesta edição, do prêmio para melhor obra dramática, são sete categorias contempladas: obra dramática, romance, crônica, narrativa curta (conto ou miniconto), poesia, literatura infantil e tese ou dissertação sobre literatura gaúcha. Todas de autores sul-rio-grandenses e obras em primeira edição. O prêmio, conferido anualmente, tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha.
Melhor obra de arte dramática publicada nos anos de 2017 (primeira edição dos prêmios da Academia) até a publicada em primeira edição no ano de 2022, ganhará o Troféu Félix da Cunha. O vencedor do prêmio de melhor livro de narrativa ficcional curta (conto ou miniconto) receberá o Troféu Simões Lopes Neto. E o de melhor romance ganhará o Troféu Alcides Maya. Para o melhor livro de crônicas será entregue o Troféu Apolinário Porto Alegre. Será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura para a infância, independente de gênero. O melhor livro de poesia receberá o Troféu Alceu Wamosy.
E para a melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor do Estado (que tenha sido defendida nos anos de 2021 (desde que ainda não inscrita em edições anteriores deste prêmio) e 2022 em qualquer instituição de ensino superior do país), será entregue o Troféu Dyonélio Machado. Podem ser inscritos livros publicados em primeira edição no ano de 2022.
Os troféus são de autoria do artista visual Lucas Strey. Na data da entrega dos prêmios, a ARL concederá o Troféu Olinto de Oliveira a pessoa física ou jurídica que tenha desenvolvido ações, projetos ou iniciativas que contribuíram notavelmente para a promoção cultural no Rio Grande do Sul, sobretudo nas áreas do livro, da leitura e da literatura. Em 2022 o contemplado foi o Grupo Zaffari. Na mesma oportunidade, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras – Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique. Nas edições passadas foram homenageados Sérgio Faraco, Lya Luft, Tabajara Ruas, Maria Carpi, Armindo Trevisan e Luis Fernando Verissimo.
A inscrição deve ser realizada pelo autor ou por alguém que o represente, e exclusivamente pelo Correio, enviada para a sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 – CEP 90020-008 – Porto Alegre – RS).
O regulamento completo do Prêmio com as fichas de inscrição pode ser acessado no site da ARL.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
