Livros de autores do RS estão entre os finalistas do Prêmio Kindle

Dos cinco títulos concorrentes, dois são de escritores de Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Com anúncio da obra vencedora previsto para fevereiro de 2024, o 8º Prêmio Kindle de Literatura já tem seus cinco finalistas — entre os quais, dois são livros de autores do Rio Grande do Sul: Renata Pereira, com Todos os caminhos levam ao mar, e Tiago Magalhães Ribeiro, com Frio. Ambos escritores são de Porto Alegre. Os outros três finalistas são Renan Silva, Gael Rodrigues e Alex R.F.

Agora, os cinco romances serão avaliados por um corpo de jurados, composto por  Eliane Potiguara, Eliana Alves Cruz e Marcelino Freire, que apontarão uma obra vencedora, a receber R$ 40 mil como prêmio em dinheiro e R$ 10 mil em adiantamento dos direitos autorais pela publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record. A obra vencedora também terá uma edição especial pela TAG Experiências Literárias.

Todos os caminhos levam ao mar e Frio continuam disponíveis para os leitores na plataforma do Kindle, neste link.

O romance de Renata Pereira, Todos os caminhos levam ao mar, apresenta a história de Júlia, que vive num pequeno mundo cercado pela água. Sufocada pela vida que gira em torno do homem sagrado de seu povo, o Profeta, e da água, ela começa a desconfiar que talvez o mundo não seja tão pequeno quanto ela pensa. Ao descobrir um segredo sobre a sua irmã e o Profeta, sua realidade muda para sempre, assim como a daqueles que vivem nesse simulacro que aparentava ser todo um universo.

Frio revela um autor habilidoso ao criar uma narrativa atmosférica e sombria, com clara inspiração existencialista. A fantasmagoria das memórias, a presença da morte sob diversas representações, a dificuldade de comunicação entre os personagens e o passado sempre presente envolvem o romance em uma camada de significados que alimentam reflexões sobre os desejos não realizados e os relacionamentos de toda ordem.

Saiba mais sobre os autores abaixo:

Renata Pereira nasceu em Porto Alegre, em 1999. Atualmente, está no fim do curso de Escrita Criativa da PUCRS, e tem cinco livros publicados, três de poesia e um de contos. Todos os caminhos levam ao mar é seu romance de estreia.

Tiago Magalhães Ribeiro nasceu em Porto Alegre, em 1978. É servidor público e autor dos livros Do “você não pode” ao “você não quer”: uma história da prevenção às drogas na educação e Governo ético-político de usuários de maconha, ambos de Ciências Humanas, e do volume de crônicas Gremismo crônico: glória e fracasso de um torcedor de futebol. Frio é seu primeiro romance.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário