L&PM lança nova edição de livro que conta a história do monumento parisiense
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Construída para a Exposição Universal de 1889 — centenário da Revolução Francesa —, a Torre Eiffel deveria ter sido demolida após o evento, mas segue de pé e como símbolo de Paris mais de 130 anos depois. Escrito pelo jornalista François Vey, A Torre Eiffel: verdades e lendas conta a disputa pela demolição e pela permanência da torre, bem como outros episódios que a colocaram em risco, como a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Por trás da movimentada história de um dos monumentos mais frequentados do mundo (são cerca de 6 milhões de visitantes por ano; mais de 300 milhões desde sua inauguração), há um engenheiro genial que teve uma vida lendária. Mas quem era, na verdade, Gustave Eiffel (1832-1923)? Um megalômano ou um empreendedor ambicioso? Um artista ou um oportunista? E foi mesmo dele a ideia da construção da torre?
Vey desvenda, por meio de perguntas que permeiam o imaginário popular, os bastidores da construção e os mitos e verdades que cercam a imagem da Dama de Ferro.
Sobre o autor
François Vey é um jornalista com atuação em vários veículos da imprensa francesa desde 1981, entre os quais a Agence France-Presse, o jornal Libération, os periódicos Lire, Magazine Littéraire e Journal du Dimanche. Foi cofundador e editor da revista Le Parisien e colaborador da cadeia radiofônica France Culture. É professor de comunicação da Universidade Paris-Dauphine. A torre Eiffel é seu primeiro livro publicado no Brasil.

A Torre Eiffel: verdades e lendas
François Vey
208 p.
L&PM Editores
R$ 49,90
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
