Sergio Faraco é o patrono da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Autor foi anunciado na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, em evento que antecipou tema e alguns destaques de programação

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A Feira do Livro de Porto Alegre de 2024 já tem seu patrono: Sergio Faraco, de 84 anos, é autor de livros como Dançar tango em Porto Alegre, Lágrimas na chuva: uma aventura na URSS, Viva o Alegrete! Histórias da Fronteira, O Crepúsculo da Arrogância: RMS Titanic Minuto a Minuto e A Dama do Bar Nevada. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, em evento para imprensa e convidados no Master Express Grande Hotel, na capital gaúcha.

Reconhecido por seus contos, crônicas e crônicas históricas, Faraco será o patrono da 70ª edição de um evento que, sob o tema “O tempo passeia por aqui”, será marcado, segundo o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro Maximiliano Ledur, pela palavra “resistência”. Em 2024, o setor do livro no Rio Grande do Sul foi atingido severamente pelas enchentes de maio, com mais de vinte empresas afetadas de maneiras diversas.

Na ocasião, foram apresentados também alguns destaques da programação do evento. Até o momento, são 176 eventos confirmados e 20 oficinas para públicos diversos. Segundo Sandra La Porta, coordenadora da programação geral, 91% dos nomes envolvidos são de Porto Alegre e demais regiões do Rio Grande do Sul. “É uma feira, mais do que nunca, feita por gaúchos e para gaúchos”, comenta.

Entre as atrações já confirmadas, estão Rita Von Hunty, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Bela Gil e a jordaniana Feda Shtia. A curadoria da programação de literatura e cultura negra é feita pela poeta Lilian Rocha. Mais nomes serão anunciados nas próximas semanas.

Cuti

As inscrições para sessões de autógrafos seguem até o dia 18 de agosto pelo e-mail autografos@camaradolivro.com.br.

A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 1º a 20 de novembro na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha. O evento é uma organização da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Sobre o patrono
Sergio Faraco é natural de Alegrete, onde nasceu em 1940. Estreou na literatura ao publicar contos no jornal Correio do Povo. Em 1970, lançou Idolatria. Em 1988, ganhou o Prêmio Galeão Coutinho da União Brasileira de Escritores na categoria contos pelo livro A Dama do Bar Nevada. Em 1994, recebeu o Prêmio Henrique Bertaso de melhor livro de crônicas por A Lua com Sede. Conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura em 1995, 1996, 2001 e 2023 por A Cidade de Perfil, Contos Completos, Rondas de Escárnio e Loucura e As noivas fantasmas e outros casos, respectivamente. Em 1999, recebeu o Prêmio Nacional de Ficção da Academia Brasileira de Letras por Dançar Tango em Porto Alegre. Em 2003, recebeu o Prêmio Erico Verissimo da Câmara Municipal de Porto Alegre e o Prêmio Livro do Ano na categoria Não-Ficção pela AGES com o livro Lágrimas na Chuva. Em 2008, foi agraciado com a Medalha Cidade de Porto Alegre.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário