Kombina celebra 10 anos com atividades na Virada Sustentável e na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Programação que celebra o aniversário da Kombina acontece no Largo dos Açorianos e na Casa de Cultura Mario Quintana em 9 de novembro

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Luis Ventura

Kombi, editora e produtora cultural: a Kombina é tudo isso e muito mais. Podemos chamá-la de um ponto de cultura móvel ou, melhor ainda, podemos dizer que é uma ideia consolidada com um objetivo bem definido: criar uma conexão especial entre pessoas de todas as idades. Para isso, leva atividades como esquetes teatrais e musicais para feiras, escolas e praças, incentivando a arte do brincar. Criada pela escritora Chris Dias, com mais de trinta livros publicados, a Kombina comemora 10 anos de vida em 2024 com a Kombinada Cultural, conjunto de eventos que se unem às programações da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre e da Virada Sustentável Porto Alegre no sábado, dia 9 de novembro.

A primeira parada da Kombinada Cultural será na Casa de Cultura Mario Quintana, das 11h às 13h, com a entrega do Prêmio Pandorga, iniciativa idealizada pela Kombina, que reconhece as melhores ações de reestruturação e superação realizadas por professores (as) e bibliotecários (as) do Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes dos últimos meses. O Prêmio leva esse nome em homenagem ao escritor gaúcho Carlos Urbim (1948-2015), que descrevia a pandorga como um dos símbolos mais queridos de sua infância. O autor sempre esteve profundamente ligado à cultura gaúcha e seu último livro, Avô Aprendiz, foi criado especialmente para a Kombina.

Durante a tarde, a programação da Kombinada Cultural continua na Virada Sustentável Porto Alegre, das 15h às 17h no Largo dos Açorianos, ao lado da ponte de pedra. A participação é gratuita e para todas as idades. No palco, montado a céu aberto, acontecem atividades de contação de histórias, leituras, uma festa especial que promete colorir o dia e diversas apresentações culturais. Entre as atrações estão Matheus e Maurício, a dupla do Projeto musical Desfoka, que ao lado de estudantes do Colégio Leonardo da Vinci, irão convidar todos para cantar e dançar juntos.

A escritora Chris Dias celebra uma década à frente do projeto Kombina. Foto: Luis Ventura/divulgação

Enquanto a programação no palco acontece, a Kombi da Kombina não fica de fora da festa. O cronograma também inclui uma oficina de arte para crianças com a T de Tati, além de jogos interativos infantis. Também na Kombi acontece às 15h uma roda de conversa sobre o projeto Revolução Falada, realizado com jovens na Kombina e que deu origem a dois livros que serão distribuídos durante a Kombinada Cultural. Em seguida, outra roda de conversa sobre o projeto Livro Único, que incentivou autores a escreverem livros inteiramente à mão, também acontece na Kombi, onde essas obras ficarão expostas. Durante as conversas, escritores como Milene Barazzetti, Marcelo Spalding, Cíntia Moscovich, Alexandre Brito e muitos outros estarão presentes.

Segundo Chris Dias, escritora e idealizadora da Kombina, a comemoração de uma década de vida do projeto não poderia ter tido outro destino se não o encontro entre Feira do Livro e Virada Sustentável. Isso porque, para ela, é o momento para voltar a acreditar: “Foi um ano muito difícil, para as escolas, para as crianças e para todos nós. A Kombinada Cultural é um dia para educadores e famílias sorrirem, acreditarem e celebrarem a vida, todos juntos apesar de tudo”, deseja Chris.

Confira abaixo a programação completa da Kombinada Cultural. Para saber mais, acesse o site http://www.projetokombina.com.br.

Na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre:
11h – 13h: entrega do Prêmio Pandorga na Casa de Cultura Mario Quintana.

Na Virada Sustentável Porto Alegre:

No palco:
15h: início das atividades. Receptivo com Chris Dias
15h15: contação de histórias com Milene Barazzetti
15h30: leitor de rua com Marô barbieri, Patrícia Langlois e Jacira Fagundes
15h45: Projeto NGOMA- tambores da Bonja
16h: musical da Kombina com Matheus e Mauricio. Participação dos estudantes do colégio Leonardo da Vinci.
17h: final das atividades com a Festa das Cores.

Na kombi:
11h – 17h: oficina de arte com T de Tati e jogos interativos para crianças
15h: roda de conversa sobre o projeto Revolução Falada e grupo Sete papos. Distribuição dos livros produzidos por jovens na Kombina. Participação dos escritores: Milene Barazzetti, Marcelo Spalding, Helo Bacichette, Eleonora Medeiros, Roger Castro, Marlon Costa e Chris Dias.
15h30: exposição do projeto Livro Único realizados pelos escritores: Jane Tutikian, Cíntia Moscovich, Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin, Luiz Paulo Faccioli, Airton Ortiz, Dilan Camargo, Carlos Urbim, Valesca de Assis, entre outros.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário