Quadrinistas franceses narram 15 mil anos em torno da bebida fermentada mais antiga da humanidade
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Foto: Reprodução
Já está disponível no site da L&PM a HQ francesa A incrível história da cerveja, de Benoist Simmat e Lucas Landais, com tradução de Alexandre Boide. Com 224 páginas, a obra conta como a cerveja surgiu e sua evolução ao longo dos séculos. A bebida nasceu no final do Paleolítico Superior, há 15 mil anos, como um alimento tão precioso como o pão.
Bem diferente das nossas cervejas translúcidas de hoje, assemelhava-se mais a um caldo espesso de cereais. Sua popularidade estendia-se da China da dinastia han à América dos maias. Até que, ao acrescentar lúpulo ao seu preparo, os povos germânicos fizeram uma revolução. Com os avanços tecnológicos, a cerveja se tornou transportável e armazenável, conquistando definitivamente o mundo. Assim chegamos aos dias de hoje, em que conglomerados gigantescos dominam a produção cervejeira, provocando, desde finais do século XX, uma contrarreação de pequenos produtores: é a ascensão das cervejarias artesanais.
Confira algumas páginas abaixo.


A incrível história da cerveja reúne informação e bom humor e tem preço de R$ 94,90.
Sobre os autores
Benoist Simmat é jornalista de economia e autor francês especializado em vinhos, colaborador de várias publicações, como Le Journal du dimanche, L’Express e La Revue du vin de France. É autor de cerca de trinta títulos de histórias em quadrinho. De sua autoria, a L&PM Editores publicou A incrível história do vinho (com Daniel Casanave, 2022).
Lucas Landais é um jovem desenhista francês especializado em ilustração, quadrinhos e artes gráficas. Estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Lyon e na Escola Superior de Arte de Lorraine. Este é seu primeiro livro.

A incrível história da cerveja
Benoist Simmat e Lucas Landais (trad. Alexandre Boide)
224 p.
R$ 94,90
L&PM Editores
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
