Entre os nomes, estão Taiane Santi Martins, Paulo Scott, Luiz Maurício Azevedo e Eliane Marques
Edição: Vitor Diel
Arte: Reprodução
Entre os dias 1º e 5 de outubro de 2025, a cidade mineira de Araxá recebe a 13ª edição da Fliaraxá sob o tema Literatura, Encruzilhada e Memória. Mais de cem autores de diversas regiões do país estão presentes, além de nomes internacionais como a escritora camaronesa Léonora Miano e a ruandesa Scholastique Mukasonga, homenageada do festival. A curadoria desta edição está a cargo dos escritores Jeferson Tenório, Bianca Santana e Sérgio Abranches, além do curador Leo Cunha no campo infantojuvenil, e Rafael Nolli, Carlos Vinícius e Luiz Humberto França, na curadoria local.
Além do próprio Tenório na equipe curatorial, o evento conta também com a presença de outros nomes do Rio Grande do Sul: Taiane Santi Martins, Paulo Scott, Morgana Kretzmann, Luiz Maurício Azevedo, Fernanda Bastos e Eliane Marques.
A programação presencial do 13º Fliaraxá ocorre no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e a programação digital no YouTube e Instagram @fliaraxa.
O Fliaraxá é viabilizado por meio da Lei Rouanet e apresentado pelo Ministério da Cultura e CBMM, que em 2025 completa 70 anos de fundação. O patrocínio é do Itaú e Bem Brasil e apoio cultural Centro Cultural Uniaraxá e Academia Araxaense de Letras, em uma realização da Associação Cultural Sempre um Papo. Toda programação é inteiramente gratuita, com tradução simultânea em Libras.
Saiba mais sobre o evento no site oficial.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
