Lilian Rocha e Deborah Finocchiaro retornam com espetáculo no dia 27 de janeiro
Edição: Vitor Diel
Arte: Reprodução
Com os textos potentes da poeta Lilian Rocha em destaque e participação de Deborah Finocchiaro, o espetáculo Menina de Tranças e Cabelos Brancos retorna em apresentação única no dia 27 de janeiro no auditório do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre – RS) a partir das 20h.
Menina de Tranças e Cabelos Brancos é um espetáculo-manifesto antirracista lítero-musical, que apresenta obras da poeta e musicista Lilian Rocha, ressignificando a trajetória de mulheres negras e não negras que lutam e resistem para legitimar o seu protagonismo na história do país. Os textos movem quem os acessa a projetar uma sociedade sem racismo, sem machismo e sem etarismo. A poesia de Lilian desafia o público a engajar-se na construção de um futuro que afirme a negritude da nação nos fazendo ativos militantes do Bem Viver.
O espetáculo tem direção de Deborah Finocchiaro e os ingressos devem ser adquiridos neste site.
Sobre as artistas
Lilian Rocha é natural de Porto Alegre. Analista Clínica (Ufrgs), Musicista (Liceu Palestrina), nasceu poeta e tem seis livros autorais: A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões (Alternativa, 2013), Negra Soul (Alternativa, 2016), Menina de Tranças (Taverna, 2018), Agò (Instituto Estadual do Livro, 2022), Rochedos também choram (Bestiário, 2023) e Oju Dudu (Taverna, 2023). Ela é coautora do livro Leli da Silva – Memórias: A Importância da História Oral (Alternativa, 2018). É membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, vice-presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS, vice-presidente Social da Associação Gaúcha de Escritores (2023/2024), conselheira fiscal da Sociedade Partenon Literário e membro de inúmeras agremiações literárias nacionais e internacionais. Também foi patrona da Feira do Livro de Canoas/RS em 2021.
Deborah Finocchiaro é multiartista e completa 40 anos de teatro em 2025. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD/Ufrgs (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, mestre de cerimônias, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles melhor espetáculo, melhor atriz, melhor direção, melhor texto adaptado, melhor roteiro e melhor artista de teatro. Em 1993, criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados – que atingiu mais de 500 mil pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Percorreu mais de 80 cidades no Rio Grande do Sul, 18 estados brasileiros, Uruguai, Argentina e Portugal, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
