Programa ‘Vamos Ler, Cachoeirinha?’ vai promover ações ligadas ao livro na cidade; investimento será de R$ 300 mil via emenda parlamentar
Edição: Vitor Diel
Foto: Divulgação
O Instituto Cultural e Social Ágora inicia o ano com uma novidade para Cachoeirinha: o lançamento do programa Vamos Ler, Cachoeirinha?, iniciativa que busca ampliar, qualificar e diversificar ações culturais voltadas ao livro, à leitura e à escrita, contribuindo para a construção de uma cidade mais leitora.
Credenciado em setembro como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, o Instituto Ágora teve o projeto contemplado com R$ 300 mil, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita do Congresso Nacional.
Entre as ações previstas estão a distribuição de 1.856 vale-livros para estudantes da rede pública, que poderão ser utilizados nas bancas da 3ª Feira do Livro do Instituto Ágora, além da aquisição de novos títulos para atualização do acervo da Biblioteca Comunitária Sol e Lua, mantida pela instituição.
O lançamento oficial do programa acontece no dia 23 de fevereiro, a partir das 19h, durante o Sarau Iluminado, no Espaço Cultural Milton Souza, sede do Instituto Ágora (R. Anita Garibaldi, 185 – Cachoeirinha/RS). A noite contará com apresentações musicais, contação de histórias, participação da Orquestra Ágora, teatro lambe-lambe e microfone aberto para artistas locais.
Ao longo de 2026, o Vamos Ler, Cachoeirinha? promove uma extensa programação cultural, com oficinas, saraus, rodas de conversa, palestras, encontros com autores, atividades em escolas, exposições, eventos temáticos e ações em espaços públicos. Destaque para a 3ª Feira do Livro do Instituto Ágora, marcada para abril, além de iniciativas como slams de poesia, ciclos de palestras do Conviva Psicologia, eventos LGBTQIA+, programação voltada à cultura negra, HQs, audiovisual e intervenções urbanas.
O projeto conta com parcerias importantes, como o Instituto Psicanalítico de Cachoeirinha, Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, Biblioteca Solarium, Secretaria Municipal de Mobilidade e o Projeto Cidade Poema, fortalecendo a rede cultural do município.
Mais do que um calendário de eventos, o programa propõe uma mobilização coletiva em torno da leitura como ferramenta de transformação social, acesso à cultura e fortalecimento da identidade local.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
