José Falero e a legitimação de uma visão de mundo

Foto: Divulgação

“O tipo de coisa que acontece nas áreas nobres de Porto Alegre não importa muito, mas importa bastante; já o tipo de coisa que acontece em lugares como a Vila Sapo importa bastante, mas não importa muito”, diz José Falero, autor de Vila Sapo (Venas Abiertas, 2019). Nascido e criado na Lomba do Pinheiro, extremo leste da capital gaúcha, Falero se define como um apaixonado pela escrita. “Se eu acordo, toda manhã, é porque não dá pra escrever dormindo”, explica.

Vila Sapo reúne seis narrativas curtas inspiradas no cotidiano periférico da capital gaúcha, o qual o autor conhece muito bem. Mas, descortinando a periferia porto-alegrense em toda a sua complexidade, os contos fogem do lugar-comum. As violências, os traumas, os preconceitos e o pesado clima de opressão, presentes em cada página do livro, não são frutos de uma abordagem gratuita ou apelativa, e sim a síntese de um ponto de vista quase sempre ignorado: o ponto de vista do próprio cidadão periférico. Em outras palavras, Vila Sapo é a periferia contada pela periferia, livre da concepção romântica e infiel com a qual é costumeiramente representada; uma espécie de autorretrato sincero, que nos conta sobre uma vida dura, mas também sobre o amor e a esperança.

Sobre o autor
José Carlos da Silva Junior nasceu e vive na Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre. É desenhista, músico, desenvolvedor de software e escritor, autor de Vila Sapo e participante da antologia À margem da sanidade (J. Vellucy, 2018). Adotou o pseudônimo “José Falero” em homenagem à mãe, de quem herdou a veia artística, mas não o sobrenome.

Vila Sapo
José Falero
126 pp.
12 cm X 18 cm
978-85-54149-04-8
R$ 35
Vienas Abertas

Anúncios
Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s