Emir Rossoni e seus contos interiores

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

O livro Domanda Nísio, de Emir Rossoni, recebeu em 2018 o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. A obra é composta por dez contos que, conforme escreve Paulo Ricardo Kralik Angelini no prefácio, se cristalizam num cotidiano que não é o da grande cidade, mas de um Brasil mais recôndito, construído pelos imigrantes. Em comum, as histórias desenvolvem-se em volta de uma cidadezinha na serra, chamada carinhosamente de Bassano pelos locais. É o eixo pelo qual orbitam as histórias, mas muitas passam em seus arredores, numa atmosfera rural, em pequenos lugarejos habitados por gente que se conhece, mas se desconhece.

A obra será lançada no dia 11 de outubro no MEME Santo de Casa (R. Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS) a partir das 19h.

Para o escritor Gustavo Czekster, Emir Rossoni é um escritor que domina a arte de escrever um conto perfeito, um autor cujas narrativas curtas se encaixam como uma luva nas teorias de Poe, Cortázar, Piglia, Quiroga e outros que tentaram entender a ingrata arte que faz uma história saber o ponto exato de equilíbrio entre a previsibilidade e a surpresa, entre a epifania e o esquecimento.

Sobre o autor
Emir Rossoni nasceu em Nova Bassano (RS) em 1975. Mestre em Escrita Criativa, é autor de Caixa de guardar vontades, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2018 e finalista do Prêmio AGES. Também foi finalista dos prêmios SESC de Literatura em 2016 e Açorianos de Criação Literária em 2013, ambos com livros de contos.

Domanda Nísio
Emir Rossoni
Contos
120 p.
14 cm X 21 cm
978-85-69708-35-3
R$ 39
Telucazu Edições

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s