Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
.
Publicar textos e desenhos de crianças, estimulando não somente a leitura, mas também a produção literária. Este é o objetivo do projeto Nascedouro, da Editora Os Dez Melhores, de Carazinho/RS, que de 2013 pra cá já publicou mais de 400 estudantes do interior do Rio Grande do Sul. E este também era o objetivo da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) quando, em junho deste ano, procurou a editora com uma ideia corajosa: lançar um livro com trabalhos de alunos de todas as escolas estaduais dos 21 municípios de abrangência da 39ª CRE.
O resultado desta parceria inédita é a obra Autor presente!, que reúne textos e desenhos de estudantes do 3º e do 4º ano do ensino fundamental da rede estadual de educação. Este é o 9º lançamento do selo Nascedouro e traz crônicas, contos, poesias e ilustrações de crianças entre 8 e 10 anos de idade, versando sobre o tema “O respeito dá o tom”, que vem sendo trabalhado em sala de aula desde o início do ano letivo.
O projeto Autor presente! passou por cidades pequenas, comunidades do interior e aldeias indígenas, envolvendo quase uma centena de professores e incentivando mais de 1.500 estudantes a escrever e desenhar. Um texto e um desenho foram selecionados pela direção de cada instituição para integrar a obra, que conta com 80 alunos/autores de 44 escolas. E graças ao apoio cultural de 15 patrocinadores, cada escola e cada aluno/autor receberá um exemplar gratuito do livro.
O lançamento acontece na quinta-feira, 24 de outubro, entre 14h30 e 16h30, na UPF Campus Carazinho (Rua Diamantino Conte Tombini, 300, Bairro Oriental), ocasião em que os alunos, agora autores, poderão autografar os exemplares de seu livro, que estará disponível para venda por R$35. Uma oportunidade para conhecer e reconhecer os talentos infantis e aprender com as crianças sobre respeito, amor e igualdade.
.

Autor presente!
Vários autores
104 p.
14 x 21 cm
978-85-67366-14-2
R$ 35,00
Editora Os dez melhores/Nascedouro
.
Da assessoria

