Para as gurias e os guris

Duas coleções da Editora Gaúcha celebram o regionalismo em narrativas para os pequenos leitores

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

As crianças interessadas em diversos aspectos da cultura regionalista do Rio Grande do Sul têm duas novas opções de leitura capazes de fazê-los imaginar e se divertir com histórias cheias de aventura. Já estão disponíveis os novos títulos da coleção Era uma vez no Reino Grande do Sul, que reconta clássicos da literatura infantil universal pelas lentes da cultura local. Com 14 títulos ao todo, a Editora Gaúcha lança agora os 11 restantes, que podem ser adquiridos individualmente ou em box pelo site (link externo). Outra novidade é a série Gibiz, com histórias em quadrinhos inspiradas em nomes conhecidos da cultura tradicionalista gaúcha. Nas narrativas, personagens como Luis Marenco e Shana Müller assumem traços de gibis infantis e enfrentam diversas aventuras e desafios.

Cada história da coleção Era uma vez no Reino Grande do Sul é ambientada em uma região do estado do Rio Grande do Sul, sendo elas divididas em oito províncias: Província dos Lagos, Província dos Pampas, Província dos Vales, Província das Missões, Província da Serra, Província da Capital, Província da Fronteira e Província do Litoral. Tendo como ponto de partida as narrativas clássicas da literatura para crianças, as obras são escritas por R.S. Keller e Amanda Costa e ilustradas por Jader Corrêa. Entre os novos lançamentos da coleção, estão reinterpretação de clássicos como Cachinhos Dourados, reinterpretado como Melenas Douradas; Um Piá de Madeira, baseado no conto Aventuras de Pinóquio; A Pilcha Nova do Patrão, criado a partir de A Roupa nova do Rei; Os Músicos de Bagé, baseado em Os Músicos de Bremem, entre outros.

HQ de bombacha e lenço

Os dois primeiros exemplares da série Gibiz trazem como protagonistas os cantores mirins Thomas Machado, com a história O sumiço da gaitinha, e Luiza Barbosa, com a história O canto dos passarinhos. O terceiro número da série é Poesia em Quadrinhos, no qual seis poesias do escritor Gujo Teixeira que fazem parte do universo infantil são apresentadas de forma lúdica, com uma linguagem simples e acessível. A série Gibiz ainda traz mais cinco exemplares com cantores gaúchos que têm em comum seu amor pela vida no campo, pelos animais e pela música. Em busca de um sonho é a história em quadrinhos do cantor nativista Joca Martins. Já Léo Pain é o protagonista de Meu pirata de estimação. A dupla César Oliveira e Rogério Melo conta a história As coisas simples da vida e Luis Marenco nos traz a história Sonhando em ser cantor. Por fim, a cantora e apresentadora Shana Müller é a protagonista da HQ A mulher do Padre. Além dessas histórias com muitas aventuras e aprendizados, os gibis ainda trazem passatempos muito divertidos.

Os livros da coleção Era uma vez no Reino Grande do Sul têm 24 páginas e estão à venda por R$ 32 cada (link externo). A partir do terceiro número, os livros oferecem um QRCode para audiobook e acesso a uma canção sobre a história, com direção artística de Dilber Alonso.

Os quadrinhos da série Gibiz também estão disponíveis pelo site da Editora Gaúcha (link externo) pelo preço de R$ 8 cada.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s