Além da margem de uma poética engessada

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Da assessoria

Lançado em novembro, durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, Dentro do Oco, de Mário Furtado Fontanive, é uma reunião de poemas e fotografias realizados em diferentes épocas. Um livro onde alguns encontros, muitos estranhamentos e algumas imagens tentam estabelecer uma conversa livre.

A obra coloca poemas escritos há anos ao lado de outros concebidos há meses. Apresenta fotografias realizadas ainda no processo analógico e outras já no digital. A construção do trabalho se assemelha à organização não-linear da memória, pois evidencia uma mistura de tempos. “É como vêm as nossas memórias. Elas vêm de maneira que, muitas vezes, nos surpreendem. As memórias têm um fundo estruturante. Às vezes consciente, às vezes não, mas essa estrutura não é bem definida”, explica Mário.

E complementa: “Mesmo que as memórias não possam ser precisamente nomeadas, elas podem habitar clandestinamente a palavra, o produto que retorna ao ouvido. O que distingue uma palavra poética dos estados de consciência limpos é seu índice histórico, as dinâmicas e a amplidão de relações que essa palavra tem a capacidade de carregar”, reflete.

Sobre o autor
Mário Furtado Fontanive possui graduação em Arquitetura pela UFRGS e doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte pela mesma universidade. É professor de Teoria do Design e Semiótica na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Realizou exposições de fotografia no Margs, no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre, na Reitoria da UFRGS e no Posto de atendimento da Vila Cruzeiro.

Dentro do Oco
Mário Furtado Fontanive
Poesia
112 p.
11,5 x 17 cm
978-85-5549-047-7
R$ 29
Editora Libretos

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s