O fantasma do fascismo

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Marco Nedeff

Nazistas, agentes israelenses, a Polícia Federal brasileira e uma cidade no Rio Grande do Sul. Estes são os elementos que constroem o cenário diante do qual se desenvolve a narrativa de Nazistas em Viamão, romance de Pércio Kramer que chega pela Editora Libretos.

A obra versa sobre uma família austro-alemã, que imigra para a região da colônia alemã no Rio Grande do Sul e mais tarde estabelece-se na cidade de Viamão, no distrito de Águas Claras.

Na história, há ameaças, atentados, tiros, mortes, negociações, paixões e acordos. Há também um casal feliz e uma filha, que viajam à Europa para conhecer mais sobre seus antepassados. Trata-se de uma obra ficcional com citações a pessoas ou lugares que realmente existiram ou existem. Sua mensagem não deixa de ser um aviso quanto ao nazismo e suas ramificações. “Não vamos nos iludir, o nazismo é algo proscrito, mas não está morto”, vaticina o autor.

Professor em escolas estaduais, em Porto Alegre e Viamão, no Rio Grande do Sul, Pércio interessou-se pelo tema desta obra ao se deparar com frequentes notícias de neonazistas sendo presos ou intimados, com identidades falsas; e sobre descobertas de ouro, obras de arte ou relíquias. “Nazistas, novos ou velhos, parecem acalentar o sonho de edificar o IV Reich. Eles estão entre nós, em qualquer lugar. Pode ser o tio Pedro ou o vovô Hans. Eles estão por aí”, comenta.

Nazistas em Viamão
Pércio Kramer
Romance
152 p.
14 x 21 cm
978-85-5549-062-0
R$ 35
Editora Libretos

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Uma resposta para “O fantasma do fascismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s