Romance narra trama de espionagem e o submundo da política internacional

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

No auge da Guerra Fria, um delicado equilíbrio de forças mantém a paz no regime iraniano do Xá Reza Pahlevi. Mas as tensões crescem quando um derrame de dólares falso invade o país, possibilitando que, do exílio, o então opositor teocrata aiatolá Khomeini organize uma revolução e retome o poder. Na trilha desta suposta conspiração, surgem os interesses internacionais, com Israel e EUA lutando para manter o regime do Xá e, com isso, manter o controle sobre o estreito de Omã, por onde mais de trinta por cento da produção mundial de petróleo escoa para o ocidente.

Um colapso nestes planos seria o melhor pretexto para uma revolução pautada pela disputa entre a monarquia autocrática pró-Ocidente e uma república islâmica teocrática na mão dos aiatolás exilados do Irã. É neste clima de tensão que surge Pierre Levausser, um antiquário francês espirituoso, dotado de astúcia, coragem e sedução. Um agente mercenário, que sobrevive no mundo da contraespionagem e das traições, onde interesses pessoais e políticos andam juntos, dependendo da quantia a ganhar e do preço a pagar.

Envolvido numa rede de intrigas e segredos, sem saber em quem confiar, Pierre precisa encontrar um meio de sobreviver, enquanto é perseguido por agentes do governo e mercenários que tentam, a todo custo, defender seus interesses. Com uma narrativa de suspense e energia, Mario Augusto Pool prende o leitor nesta trama repleta de reviravoltas e mistérios, que liga fatos reais do passado a uma história de reencontros.

Segundo o autor, o romance resgata o modo de vida de uma época em que a tecnologia pouco interferia na rotina das pessoas. “Os problemas e as situações criadas pelas investigações do agente Pierre Levasseur reporta o leitor adulto à nostalgia de tempos onde a vida era mais simples e os efeitos dos conflitos políticos mundiais estavam mais presentes no dia-a-dia de todos. Ao leitor jovem, a narrativa apresenta um mundo analógico, o charme e o glamour de uma época onde a vida real estava presente naquilo em que se usava e no modo como se comportava”, explica.

Sobre o autor
Nascido na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 1964, Mario Augusto Pool fez da vida acadêmica a sua profissão. Formado em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, é Doutor em Educação e atua como gestor educacional no ensino superior. Casado, pai de três filhos, mora em Porto Alegre por adoção e paixão. Como escritor, além de artigos lançados em periódicos nacionais e internacionais, publicou duas importantes obras que tratam do comportamento das juventudes frente às novas tecnologias. Lançou-se como escritor ficcional em 2016 a partir da sua formação nos cursos da Editora Metamorfose. Publicou nas coletâneas Diálogos (2016), Anti Heróis (2017) e Contos de Mochila (2018). Entusiasta dos contos, novelas e romances, encontra, no desafio da escrita, sua realização máxima, ao dar vida a personagens que construíram o seu imaginário e fizeram parte da sua jornada. Em 2018 publicou a sua primeira novela, No Nevoeiro, inspirada no seu envolvimento com os esportes náuticos e no clube de vela em que convive com a sua família. E em 2019, apresentou Parada 90, obra que teve origem em uma série de TV produzida em 2009 e que mostra os pequenos problemas comuns a todos adolescentes e seus pais, quando envolvidos em um mundo moderno, digital e de muito trabalho.

O Antiquário
Mario Augusto Pool
270 p.
14 x 21 cm
R$ 45
Editora Metamorfose

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s