Fomento à poesia brasileira

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Fortalecer a poesia contemporânea brasileira através de um trabalho em rede com edição de revista, iniciativas digitais, redes sociais e concedendo bolsas de auxílio emergencial para poetas. Este é o proposito do coletivo independente p-o-e-s-i-a.org, que teve entre as pessoas autoras contempladas pelo benefício a poeta e colunista de LRS Atena Beauvoir.

Incluindo representantes das cinco regiões do país, entre os Conselheiros do projeto estão nomes relevantes da cultura brasileira como Alice Ruiz, Armando Freitas Filho, Carlos Vogt, Chico Buarque de Holanda, Claudio Willer, Conceição Evaristo, Eliane Potiguara, Eliane Robert de Moraes, Francisco Alvim, Heloísa Buarque de Hollanda, Josely Vianna Baptista, Leonardo Fróes, Ledusha Spinardi, Lu Menezes, Nicolas Behr, Olga Savary, Ricardo Aleixo, Silviano Santiago e Waldo Motta.

O projeto atua de modo independente e sua existência depende prioritariamente de trabalho voluntário. A manutenção e a viabilidade de todas as ações dependem diretamente do valor arrecadado na campanha de financiamento coletivo hospedada no site Benfeitoria (link externo). Mesmo sem atingir a primeira meta da campanha de financiamento coletivo, estipulada para dar início às atividades, e com apenas um terço dos recursos necessários arrecadados, o projeto realizou todas as ações previstas dentro dos limites orçamentários; como a concessão de auxílio financeiro a poetas em vulnerabilidade social, criação de iniciativas digitais e a publicação do dossiê Poesia Indígena Hoje, disponibilizada gratuitamente no site p-o-e-s-i-a.org (link externo).

A concessão de auxílio emergencial a poetas foi realizada pela Comissão de Seleção, constituída por Claudio Willer, Dandara Tonantzin, Djamila Ribeiro, Duda Salabert, Marcia Wayna Kambeba e Tiago Hakiy. A comissão pré-selecionou 20 poetas, dos quais 15 já foram beneficiados com ao menos um mês de auxílio.

Na seção Mapa da Poesia, é possível cadastrar poetas para o mapeamento de autores brasileiros.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s