A etnografia do homem do pampa

Ondina Fachel Leal lança pela Tomo tese defendida na Universidade da Califórnia na década de 80

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível pelo site da Tomo Editorial o livro Os gaúchos: cultura e identidade masculinas no pampa, da antropóloga e professora Ondina Fachel Leal. A obra apresenta uma etnografia do homem do campo da região do pampa no Rio Grande do Sul, naquele tempo e espaço bem definidos, em que tópicos como a sociabilidade dos galpões, a relação com as mulheres, a prática de rinhas de galo e a onipresença do suicídio se sucedem na conformação de um olhar crítico e compreensivo sobre essa cultura.

Originalmente redigida em inglês, a tese defendida na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos anos 80, foi traduzida pela própria autora e agora, no formato de livro (edição brochura e edição capa dura), conta com prefácio de Luiz Fernando Dias Duarte e apresentação de Luís Augusto Fischer.

“A riqueza do trabalho etnográfico conduzido na campanha gaúcha (…) sobre os gaúchos é notável, sobretudo se pensarmos o quanto envolveu de coragem e perseverança (…) a aventura de enfrentar e adentrar um mundo masculino de fronteiras rígidas ciosamente defendidas por seus membros”, escreve Duarte no préfacio.

Já Luís Augusto Fischer diz: “O livro da Ondina Fachel Leal se deixa ler de modo tão agradável, tão envolvente, tão fluente, que de nada necessita para fazer sentido, ou melhor, para fazer sentidos, salvo a presença de uma inteligência aberta para penetrar nos mistérios da vida humana, neste caso aquela vida que ela encontrou na fronteira sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai pampeanos.”

A obra está disponível pelo site da editora (link externo) com preço promocional de lançamento.

Sobre a autora
Ondina Fachel Leal é PhD em Antropologia, University of California, Berkeley (Leal,, O. F. The Gauchos: Male Culture and Identity in the Pampas. PhD dissertation, Department of Anthropology, University of California, Berkeley, 1989) e Pós-doutorado na área de Antropologia Médica, Havard Medical School (1997). Mestrado (MA) em Antropologia – University of California, Berkeley (1985); Mestrado em Antropologia Social PPGAS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983); Bacharelado em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). É Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De Janeiro de 2000 até dezembro de 2006, coordenou (Program Officier) o Programa de Sexualidade e Saúde Reprodutiva da Fundação Ford, Escritório do Brasil. Desde 1998, é membro do Comitê de Pesquisa em Ciências Sociais e Saúde Reprodutiva – World Health Organization (WHO) em Genebra. Tem experiência na área de antropologia aplicada à saúde; antropologia médica; saúde reprodutiva, sexualidade e gênero; cultura segurança em empresas de grande porte e Propriedade Intelectual (www.ufrgs.br/antropi). Atualmente desenvolve a pesquisa “Cultura de Segurança: estudo socio-antropológico da vulnerabilidade do trabalhador frente ao risco industrial” com o apoio da DNV e FEEng-UFRGS (2007-2009).

Os gaúchos: cultura e identidade masculinas no pampa
Ondina Fachel Leal
368 p.
R$ 39
Tomo Editorial
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s