Editora Abre Parêntese lança livro de Julia Dantas e podcast literário

Intitulada Pássaros da Cidade, a nova obra de Julia Dantas reflete sobre infância, amizade, família e paternidade durante a pandemia

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O livro em formato digital Pássaros da Cidade, da escritora Julia Dantas, é o lançamento de julho da editora Abre Parêntese. Publicado originalmente na Parêntese – revista digital do Grupo Matinal Jornalismo – em forma seriada, a obra discorre sobre curiosidade infantil, amizade intergeracional, família e paternidade, entrelaçando a história de uma criança de sete anos e a de um homem de 55.

Segundo a escritora, a personagem infantil foi o ponto crucial da narrativa. “Acho que tem a ver com o estado em que todos nós nos sentimos durante a pandemia. Foi um pouco se sentir criança pela inexperiência de não saber o que está acontecendo, o que o mundo está impondo. A criança enxerga com olhar fresco e inocente, uma habilidade que perdemos ao longo da vida e eu quis inventar uma esperança para a pandemia, de que o mundo pudesse recuperar algo da infância”, comenta.

O escritor e professor Luís Augusto Fischer e a jornalista e escritora Cláudia Laitano estão à frente do novo podcast da editora, também intitulado Abre Parêntese. Com duração de cerca de 40 minutos, o bate-papo é permeado por histórias e curiosidades sobre os lançamentos do selo editorial. O podcast está disponível neste site (link externo).

O episódio de estreia conta com a participação do autor Eduardo Vicentini de Medeiros e apresenta seu mais novo livro, Até que a razão os separe – Dez Cenas Sobre Casamento e Filosofia, lançado recentemente pela editora. A obra reúne dez ensaios curtos sobre defesas e ataques dos quais o matrimônio foi alvo entre os séculos 13 e 20. O autor alterna entre ideias publicadas por filósofos homens e mulheres, começando por São Tomás de Aquino, Christine de Pizan, Michel de Montaigne, John Locke, Mary Astell, Jean-Jacques Rousseau, Mary Wollstonecraft, Emma Goldman e Bertrand Russell, chegando à contemporaneidade com Clare Chambers.

Os livros estão disponíveis em formato digital (e-book) exclusivamente para sócios do clube de assinatura Abre Parêntese, acessível nas versões PDF, EPUB e Kindle. Para adquirir estes e os próximos lançamentos, basta fazer uma assinatura em abreparentese.com.br (link externo), pelo valor de 40 reais mensais. Assinantes recebem mensalmente um livro em formato digital, além de ter acesso livre ao acervo da editora. A assinatura do clube também dá direito a todos os conteúdos jornalísticos do Grupo Matinal Jornalismo, como a Newsletter Matinal, o site Rogerlerina.com e a revista digital Parêntese.

Sobre os autores
Julia Dantas é porto-alegrense, editora, tradutora e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS. É autora de Ruína y leveza (Não Editora, 2015) e organizadora de Fake Fiction: contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade (Dublinense, 2020).

Eduardo Vicentini de Medeiros é professor de Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria. É entusiasta do Sci-Hub, do Partido Pirata e de grandes artistas e intelectuais como Gertrude Stein, Frank Zappa, John Cage ou Henry David Thoreau. Aos 17 anos ingressou no curso de Filosofia da UFRGS, em 1988, influenciado por prosadores beatniks e poetas concretos.

Pássaros da Cidade
Julia Dantas; Lipe Albuquerque ils.
72 p.
Editora Abre Parêntese
Disponível via assinatura mensal (link externo)

Até que a razão os separe – Dez Cenas Sobre Casamento e Filosofia
Eduardo Vicentini de Medeiros
96 p.
Editora Abre Parêntese
Disponível via assinatura mensal (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s