Vinícius Souza estreia na literatura com jornada de diversas camadas introspectivas
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal
Nascido em São Sebastião do Caí, no interior do Rio Grande do Sul, Vinícius lança a sua primeira publicação, que conta a história de Violet Fleur, uma jovem escritora francesa do período ultrarromântico. A obra A Poetisa, lançada em formato e-book, expõe as cartas que a personagem decide escrever em seus últimos momentos, recorrendo às lembranças daqueles que tanto amou em sua vida.
A narrativa pode apresentar-se por um viés melancólico, mas, segundo o autor, “as nossas vulnerabilidades são traços de humanidade”. Ele aposta nisso, garantindo que o leitor terá algum tipo de identificação com a personagem e que, junto dela, poderá mergulhar em uma leitura igualmente prazerosa e reflexiva.
O texto, narrado em primeira pessoa, expressa ao mesmo tempo delicadeza e intensidade, como se o autor vestisse a pele da personagem. Não por acaso, a narrativa é intercalada com poemas. “A poesia é capaz de retratar com poucas palavras detalhes que ficam ocultos em outros gêneros de escrita”, explica Vinícius. Influenciado especialmente pelas obras de Khalil Gibran, o autor acredita na capacidade que histórias simbólicas possuem de gerar reflexões profundas, fugindo da banalidade e do mero entretenimento literário.
O livro está disponível em formato e-book na loja virtual da Amazon.
Sobre o autor
Músico desde os oito anos de idade, Vinícius decidiu, no ano de 2019, aventurar-se no mundo literário em busca de expressar, através das palavras, sentimentos e realidades que as músicas não conseguiam. É um apaixonado por filosofia e pelos questionamentos da humanidade.

A Poetisa
Vinícius Souza
E-book
R$ 9,96
Edição Independente
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.