Em novo livro para a infância, Viviane De Gil discute os impactos positivos da preservação ambiental
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Lisete é uma das 306 rãs que vivem com Vovó Iara no Pequeno Hotel das Verdes. Ela assume a narrativa de Vovó Iara e as 300 rãs + 6 , que começa quando chega ao hotel uma família, que provoca um desiquilíbrio ecológico causado por estranhos mosquitos e instala-se, então, uma terrível doença com risco de atingir todo planeta. Entre as personagens protagonistas da narrativa, além da rã Lisete e de Vovó Iara, estão Rei Ângelo, dono e herdeiro do hotel, de origem quilombola e residente na aldeia há muitos anos, o Mestre Rã, gerente fiel e zelador da natureza, e ainda duas crianças: Roque e Artêmis, hóspedes costumeiros nas temporadas de férias. Próximo dali há uma aldeia onde reside a costureira Castorina, que, aos poucos vai se se evidenciando na trama.
As ilustrações tentam captar o traço natural da criança observadora que vai documentando acontecimentos em sequência, conforme a aventura se desenrola. Com o uso de três tamanhos de fontes diferenciadas, a obra pretende facilitar a leitura e contação da história para crianças recém alfabetizadas, além de um aprofundamento da linguagem para crianças maiores e pré-adolescentes.
Vovó Iara e as 300 rãs + 6 será lançado oficialmente no sábado, 24 de setembro, às 15h, na Biblioteca Lucília Minssen (quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana – R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS). Haverá contação de histórias na ocasião.
Sobre a autora
Viviane De Gil estreou como escritora em 1995 e tem doze livros publicados, entre romances e contos em literatura infantil e infanto-juvenil. É jornalista e doutora em Teoria da Literatura (PUCRS); Diretora da editora Vivilendo, ministra cursos na área da literatura e escrita criativa e desenvolve um trabalho comunitário no Clube de Leitura, através de múltiplas formas de incentivo à leitura, além de escrever no blog medium.com/Vivilendo, no qual posta textos diversos, artigos e ensaios que tem por objetivo discutir e refletir sobre sua área de atuação. Seu livro infantil, Valentina e o Feijão foi finalista no prêmio AGES em 2016. Integra o projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro e é vice-presidente da ABLUMI, Associação dos Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen, situada na Casa de Cultura Mário Quintana.

Vovó Iara e as 300 rãs + 6
Viviane De Gil
Vivilendo
148 p.
R$ 65
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Encantada com o seu trabalho.
CurtirCurtir