Formação como curadoria: Literatura para crianças

Escola Itaú Cultural oferece curso gratuito para educadores sobre mediação de leitura

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível no site da Escola Itaú Cultural o curso Formação como curadoria: Literatura para crianças. As aulas, com duração total de quatro horas, são voltadas para formadores e professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de educadores e instrutores de salas de leitura, profissionais de bibliotecas, pesquisadores e interessados em geral.

Organizado pelas equipes do Itaú Cultural e do Itaú Social, o programa parte do pressuposto de que a curadoria para e com as crianças é de grande responsabilidade, uma vez que está diretamente ligada à ideia de que tipo de leitor será formado. Em especial, se o objetivo for a formação de crianças leitoras com amplo repertório estético e cultural, pensamento crítico e que construam empatia.

Oferecendo recursos como vídeos, podcast e PDFs, o objetivo de Formação como curadoria: Literatura para crianças é demonstrar a importância da curadoria e mediação do livro de literatura para crianças; oferecer repertório teórico e ferramentas práticas para isso. Por fim, abrir para discussão para as possibilidades de formar um público leitor desde a infância. Com conteúdo teórico e prático, o conjunto da formação apresenta o que é curadoria, debate como se pode formar leitores e introduz o conceito de direito à literatura, formulado pelo crítico literário Antonio Candido.

O curso é gratuito e tem organização das equipes do Itaú Social e do Itaú Cultural.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário