Livro de Giana Guterres é selecionado em chamada nacional

Obra da poeta de Bagé será publicada pela Editora Toma Aí um Poema

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

O original de Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim, de autoria da escritora bageense Giana Guterres, é uma das obras selecionadas pela Toma Aí Um Poema para publicação. Com a pré-venda acontecendo até o início de outubro pela plataforma Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/comoeusobrevivi), o lançamento deve acontecer entre novembro e dezembro em Bagé e em Curitiba.

A obra terá o prefácio escrito por Uyara Torrente, integrante do grupo A Banda Mais Bonita da Cidade, e arte de capa pela artista bageense Bruna Souza. Este é o segundo livro de Giana, autora de Eu, Passarinho, lançado em 2021 e já enviado para mais de 70 cidades no Brasil. Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim está dividido em três capítulos: Despetalar, Enraizar e Florescer. Além de dialogarem com a poética pessoal da autora e sua relação com as plantas, a abertura de cada parte se dá por meio de prosas poéticas, seguindo uma continuidade no padrão semelhante desde o seu primeiro livro. O título foi inspirado em um dos poemas da obra, intitulado como eu sobrevivi quando você me lançou ao mar com uma âncora no peito. Escrito a partir de vivências pessoais, um dos poemas pode dar uma dimensão do que encontrará na leitura: toda mulher precisa ter voz para contar a sua história ao menos uma vez.

Arte da artista bageense Bruna Souza desenvolvida para a capa do livro. Reprodução.

Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim foi selecionado junto a outros originais entre mais de 150 inscrições de todo o Brasil na chamada de seleção aberta pela Editora Toma Aí Um Poema. A tiragem terá impressão sob demanda, com a publicação dos livros adquiridos antecipadamente e mais alguns com quantidade limitada que estarão disponíveis nas duas sessões de lançamento ou enquanto houver exemplares extras.

Confira abaixo um dos poemas presentes na obra:

cresci em meios às nuvens
que formam os vendavais de verão
e devastam campos.
o mesmo vento que vira brisa
e toca as pétalas
da flor de pitangueira.
cresci em meio à geada
que faz do campo um reflexo
dos raios de sol ao amanhecer.
o que eu não sabia
é que toda essa natureza em mim
me transformava em raiz
que chega ao mais profundo da terra.

– cresci livre entre banhos de chuva e matas verdes e nunca foi sorte me tornar a mulher que sou hoje

Sobre a autora
Giana Guterres é escritora, poeta e produtora cultural, mestre em Comunicação pela UFPR. É autora de Eu, Passarinho e co-autora de Luar, o menino que escuta estrelas. Foi artista residente do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR em 2018, teve um conto infantil — intitulado A menina que queria ser detetive — selecionado para publicação pelo Sesc-PR e o original Poeminhas – poesias para pessoas de todos os tamanhos premiado no edital Outras Palavras. Se interessa por produção de arte por mulheres, teatro de animação e espaços cênicos não convencionais. Natural de Bagé/RS, onde é mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário