Uma nova perspectiva de Hobbes

Cláudio Leivas lança pela Bestiário livro que conclui doze anos de pesquisa sobre Thomas Hobbes realizada em grande parte em universidades e bibliotecas internacionais

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Resultado de um extenso período de pesquisa — cerca de 12 anos —, o livro A Visão do Leviatã: Representação, Afecção e Vontade na Filosofia Natural e Política de Hobbes, de Cláudio Leivas, já está disponível pelo site da Editora Bestiário (link externo). A obra leva a pensar a teoria moral e a política do filósofo inglês Thomas Hobbes a uma perspectiva teórica diferente e inovadora, já que elementos oriundos de escritos óticos, metafísicos, bem como a questão do serviço de inteligência, permitem uma interpretação particularmente diferente das interpretações “standard” até o momento.

O estudo de Cláudio Leivas foi referendado por um dos maiores especialistas mundiais em Hobbes — o renomado professor Yves-Charles Zarka, autor de La décision métaphysique de Hobbes.

“A primeira parte deste estudo considera certos princípios, conceitos e argumentos pertencentes à filosofia geral hobbesiana percorrendo e interligando campos tão distintos de conhecimento como a mecânica, a metafísica, a óptica, etc., numa espécie de base ou assentamento teórico necessário e providente para a correta compreensão das noções e temas concernentes às duas partes subsequentes. A segunda parte examina os conceitos de representação, paixão e vontade no contexto da filosofia natural e a terceira parte investiga esses mesmos conceitos nos termos da filosofia moral e política”, explica o autor na apresentação da obra.

Sobre o autor
Cláudio Leivas é Professor Federal “Associado 2” da Universidade Federal de Pelotas, possui Doutorado em Filosofia pela UFRGS e pela Universidade da Sorbonne (Paris I) e Pós-doutorado pela Universidade Paris – Descartes. É Coordenador do GT Hobbes nacional (ANPOF) e professor permanente do PPG em Ciência Política e do PPG em Filosofia (ambos da UFPel, nível doutorado). Membro titular do Comitê de ética em pesquisa médica da Faculdade de Odontologia/UFPel, possui livros, capítulos de livros e periódicos publicados em veículos editoriais nacionais e internacionais. Organizou importantes eventos nacionais e internacionais na área de filosofia moral e política, bem como proferiu conferências e cursos no cenário nacional e internacional. 

A Visão do Leviatã: Representação, Afecção e Vontade na Filosofia Natural e Política de Hobbes
Cláudio Leivas
334 p.
Bestiário/Class
R$ 42
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s