‘Prazer de miragem’ tem sessão de autógrafos no dia 18 de outubro
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A premiada escritora Mariana Ianelli lança o livro de crônicas Prazer de miragem pela editora gaúcha Edições Ardotempo, do editor, escritor e artista plástico Alfredo Aquino. No dia 18 de outubro, às 19h, Mariana autografa no Bar Balcão (Rua Dr Melo Alves, 150 – Cerqueira César), em São Paulo/SP.
Além dos textos escritos nos últimos dois anos, o livro traz pinturas de Arcangello Ianelli e desenhos de Alfredo Aquino e pode ser adquirido pelo e-mail ardotempo@gmail.com.
Na apresentação de Prazer de miragem, a poeta Ângela Vilma pontua as possibilidades de miragem colocadas pela autora: “o mar inventado bastando ‘esperar o sol atingir o ponto em que atravessa a janela do banheiro e então entrar no banho’ e ‘fechar os olhos’ (Prazer de miragem); o conhecimento profundo sobre aquela que perdeu para a morte seu ser mais amado: sabes que ela ‘era quem lhe acompanhava cotidianamente, quem lhe preparava o café quente indispensável, quem lhe cuidava no refúgio da paz doméstica’ (Visão); e a pergunta fatal, precursora de todos os desamparos: ‘Mas dentro, dentro mesmo, quem alguma vez nos viu?’(Nós que ainda sonhamos). Telepáticas, essas páginas. Pois que nelas vislumbrei um mundo muito melhor para viver. Um mundo possível e acolhedor, onde a poesia reflexiva ecoa numa prosa profunda, bela e bem urdida, a despeito dos seres horrendos, os tais ‘industriosos da mentira’ (Como é possível?), continuarem a nele habitar”.
E o escritor Tiago Maria destaca no prefácio: “Reunidas aqui, com a indizível honestidade da arte, crônicas que nos atravessam como o assombro de uma febre rápida. Pinçam realidades cotidianas que de tão à mostra nos escapam. Mariana tece a prosa mais impregnada de poesia a que um coração de cronista pode resistir. (…) Há espaço também nessa obra para um olhar de infância encontrada, amizades sinceras e toda a força da vida e do amor. (…) Parece magia. Entanto, no fundo, tudo é deleite e prazer de miragem”.
Sobre a autora
Nasceu em 1979 na cidade de São Paulo. É Poeta, ensaísta, cronista, mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, autora dos livros de poesia Trajetória de antes (1999), Duas chagas (2001), Passagens (2003), Fazer silêncio (2005 – finalista dos prêmios Jabuti e Bravo! Prime de Cultura 2006), Almádena (2007 – finalista do prêmio Jabuti 2008), Treva alvorada (2010) e O amor e depois (2012 – finalista do prêmio Jabuti 2013), todos pela editora Iluminuras, além de Tempo de voltar (ardotempo, 2016 – finalista do prêmio Jabuti 2017). Como ensaísta, é autora de Alberto Pucheu por Mariana Ianelli, da coleção Ciranda da Poesia (ed. UERJ, 2013). É autora dos livros de crônicas Breves anotações sobre um tigre (2013), Entre imagens para guardar (2017), Dia de amar a casa (2020) e Prazer de Miragem (2022), todos pela editora ardotempo. Publicou a antologia poética Manuscrito do fogo (2019), que marca 20 anos de poesia. Também em 2019 lançou, em edição especial, ilustrada, numerada e assinada, Canções Meninas (poesia). Possui, ainda, dois livros infantis: Bichos da noite (2018) e Dia no ateliê (2019). Em 2008, recebeu o prêmio Fundação Bunge (antigo Moinho Santista) – Literatura, na categoria Juventude. Em 2011, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Casa de las Américas (Cuba) pelo livro Treva alvorada (2010). Em 2021 obteve o Prêmio Minuano de Literatura, na categoria Crônica, com o livro Dia de Amar a casa, e Menção Honrosa no Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade 2021. É finalista do Prêmio Oceanos com América – um poema de amor (Ardotempo – Poesia, 2021).

Prazer de miragem
Mariana Ianelli
192 p.
Edições Ardotempo
R$ 50
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
