Deco Rodrigues é o idealizador e responsável pelo ecult.com.br
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Mariana Rachinhas
Em agosto de 2009 nascia um perfil no Twitter com o objetivo de centralizar as informações culturais da cidade de Pelotas, rapidamente surgiu seu primeiro site, página no Facebook e também suas primeiras edições impressas.
Com o passar do tempo, foi um processo natural começar a divulgar artistas da zona sul, e suas produções culturais, tornando-se atualmente um portal de notícias culturais com foco na região sul, mas que divulga ações culturais em todo o Rio Grande do Sul e matérias sobre gaúchos espalhados pelo mundo.
Além de contar com a colaboração de jornalistas da área cultural, recentemente o ecult aprovou um projeto de extensão junto ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – onde 4 estudantes irão produzir matérias culturais, contando com o suporte do ecult e a supervisão do professor Gilmar Hermes da cadeira de jornalismo cultural.
Ecult em números
Ao longo desses 13 anos de vida, o ecult.com.br conta com mais de 7 mil notícias arquivadas, e mais de 13 mil seguidores no Facebook. O então twitter @ecult_pelotas virou somente @ecult, com mais de 2.700 seguidores. O portal demorou para se render ao Instagram, contando atualmente com 2.300 seguidores no perfil @ecultnews, onde vídeos comemorativos ao aniversário estão sendo postados nos Reels.

Festa de Celebração
No sábado, 15 de outubro de 2022, no Parque Una em Pelotas, o ecult comemora 13 anos de atividades em evento aberto ao público que inicia às 15h, com Piquenique Literário #EuLeioPelotas, organizado pelo Coletivo Autores de Pelotas. No mesmo horário, também iniciam as atividades da Feira Criativa, que contará com mais de 30 expositores dos segmentos de artesanato, moda, decoração e design. Após às16h, iniciam as apresentações musicais, contando com os alunos da Rass Escola de Música, Sulimar Rass Trio, Autocine Brazilian Blend e Vagnotreta e Banda. As atividades estão previstas para encerrar próximo das 21h.

Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
