Um almoço, uma conversa, um livro

Em um livro inspirador, quadrinista Pablito Aguiar desenha encontro que teve com jornalista Eliane Brum na Amazônia

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Um livro que nasceu de um encontro entre dois contadores de histórias que têm em comum o olhar atento para o Outro e a sensibilidade e o cuidado com as vidas e as histórias que são narradas. Eliane Brum, com o texto, e Pablito Aguiar, com os quadrinhos, reafirmam cotidianamente, com a força de suas obras, que não existem pessoas comuns.

Reprodução

A ideia de promover esse encontro partiu da editora Arquipélago, que convidou o Pablito para entrevistar Eliane em sua casa. Em abril de 2022, Pablito viajou para Altamira, no Pará, lugar que a jornalista escolheu para viver, e conversou com a autora durante um ritual que tem um significado singular para ela. O resultado é um convite para um almoço com uma Eliane desconhecida pela maioria de seus leitores. No traço e na escuta de Pablito, este livro homenageia a grande jornalista e também instiga com a ideia de que é preciso criatividade, delicadeza e força para viver e agir.

Parte da renda obtida com as vendas do livro Almoço: uma conversa com Eliane Brum será doada para Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo, plataforma da qual Eliane Brum é uma das idealizadoras. A obra está à venda no site da editora por R$ 45.

Reprodução

Sobre o autor
Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Desde 2015, escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016, lançou Alvorada em quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal. Atualmente, entrevista moradores de Porto Alegre para os projetos Fala que eu Desenho e Conversas em Porto Alegre. Também é colaborador da plataforma Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo.

Almoço: uma conversa com Eliane Brum
Pablito Aguiar
80 p.
Arquipélago
R$ 45
Comprar aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário