Rodrigo Lopes lança o primeiro livro brasileiro sobre a atual guerra na Europa no dia 21 de outubro em Porto Alegre
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Um trem às escuras pelo interior de uma Ucrânia em confronto, uma madrugada junto a uma multidão de refugiados em uma estação que pode ser bombardeada a qualquer momento, histórias de indivíduos dragados pela guerra. Trem para Ucrânia, livro do jornalista Rodrigo Lopes, é um testemunho devastador do fracasso da humanidade no século XXI.
A obra será lançada oficialmente no dia 21 de outubro, sexta-feira, às 19h, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS), com estacionamento do teatro na Rua Riachuelo, 1089, com valor fixo de R$15,00.

Com seu olhar empático, sensível e analítico, o jornalista e enviado do Grupo RBS não apenas descreve o cenário, mas o contextualiza para o leitor brasileiro. Cada capítulo é uma parada na notável jornada do repórter, que deixa o seu mundo particular para se embrenhar pelos desafios de uma guerra e relatar o drama de quem foge dela.
Para além da visão humana, fundamental, Trem para Ucrânia torna-se um livro extremamente necessário para o entendimento do conflito no Leste Europeu ontem, hoje e amanhã. Ao longo de vários dias, o escritor mobilizou resistência física, coragem e toda a sua reserva de qualidades como correspondente de guerra dos tempos modernos para construir um retrato do confronto que começa a redesenhar a balança de poder na Europa.

“Quando Vladimir Putin ordenou que suas tropas invadissem a Ucrânia, o Rodrigo já estava a postos para realizar essa cobertura. Trouxe histórias de vítimas desse conflito, mas sempre dando também todo o contexto geopolítico. Tenho certeza de que vocês irão gostar desse livro como eu gostei”, escreve o comentarista da GloboNews, jornalista e escritor Guga Chacra no prefácio.
Trem para Ucrânia já está disponível pelo site da Edições BesouroBox.
Assista abaixo o book trailler da obra.
Sobre o autor
Rodrigo Lopes é jornalista internacional, com mais de 30 coberturas pelo mundo como enviado especial a zonas de guerras e catástrofes naturais. Cobriu conflitos no Iraque, em Israel, no Líbano e na Líbia, além de tragédias como os terremotos no Peru e no Haiti, crises na América Latina e eleições nos Estados Unidos. Em 2019, foi retido pelo regime de Nicolás Maduro na Venezuela, episódio que deflagrou uma onda de repúdio nacional e internacional devido à violação dos direitos de imprensa e expressão. É autor do livro Guerras e Tormentas, também lançado pela BesouroBox, finalista do Prêmio Jabuti em 2012. Entre diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, foi laureado com o Prêmio Rey de España de Periodismo, em 2003, pela cobertura da crise argentina. O autor mora em Porto Alegre e é colunista de assuntos internacionais do Grupo RBS.

Trem para Ucrânia
Rodrigo Lopes
152 p.
Edições BesouroBox
R$ 54,90
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
